FORMAÇÃO BÁSICA EM INSTRUTORIA INSTITUCIONAL

Os cursos da EMASP, tal como o de outras Escolas de Governo do município de São Paulo, contam com instrutoras e instrutores voluntários. São, em maioria, agentes públicos da Prefeitura de São Paulo das mais diversas carreiras, cargos e funções.

Contudo, apesar do vasto conhecimento em temas do serviço público, alguns destes profissionais não detêm o conhecimento necessário nas áreas de didática, de instrutoria e de andragogia para assumir a gestão de uma sala de aula. Dessa forma, esta capacitação visa oferecer formação básica com vistas à inicialização desses profissionais no âmbito da instrutoria institucional, consignada aos princípios, orientações, normas e regimentos da EMASP.

OBJETIVOS
Adquirir conhecimentos; Desenvolver habilidades; Incorporar novas atitudes e valores relacionados às áreas de didática, instrutoria e andragogia; Estar apto a assumir uma sala de aula, voltada à educação corporativa e institucional, na condição de instrutor.

CONTEÚDO
Introdução: voluntariado, protocolos, normas e procedimentos de instrutoria na EMASP;
O papel do instrutor no aspecto gerencial, humano e social;
Andragogia institucional: diferenciando o público alvo na PMSP;
Didática de problematização;
Comunicação e criatividade/improvisação em sala de aula;
Planejamento e estruturação de projetos pedagógicos/plano de aula;
Execução de aula prática;
Avaliação e mensuração de resultados.

PÚBLICO-ALVO
Agentes públicos que pretendem atuar como instrutores voluntários nas diversas escolas de governo da PMSP.

METODOLOGIA
Palestras, dinâmicas de grupo, debates, apresentação de filmes, análises e estudos de casos. Realização de aula prática com os alunos.

CARGA HORÁRIA
16 horas

AVALIAÇÃO
Conceito BOM
Frequência 100%