EDUCOMUNICAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA

A Educomunicação vai além do uso das TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação), e pode ser entendida como o exercício do direito à comunicação, que promove a aprendizagem individual e coletiva, favorecendo a participação e o fortalecimento da democracia.

O município de São Paulo é pioneiro no desenvolvimento de políticas públicas de Educomunicação. A capacitação neste tema vem para exercitar os fundamentos e as ferramentas que subsidiam ações de transparência, integridade, participação popular e inovação tecnológica, em consonância aos princípios de governo aberto.

OBJETIVOS
Apresentar e debater o conceito de Educomunicação e seus princípios; Promover a troca de experiência a respeito do fomento de boas práticas de gestão pública; Promover base de conhecimento sobre casos na Prefeitura de São Paulo; Apresentar e exercitar técnicas de redação acessível e como elas se alinham às diretrizes da Lei de Acesso à Informação.

CONTEÚDO
O conceito de Educomunicação e sua interface com o direito à comunicação e com os princípios do governo aberto;
O histórico do núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação;
A Lei Municipal 13.941/2004 e o potencial do Conselho Gestor Municipal para fomentar práticas educomunicativas nas demais Secretarias Municipais;
Técnicas de comunicação para mobilização e redação acessível.

PÚBLICO-ALVO
Agentes públicos e sociedade civil, preferencialmente municipais e cidadãos(ãs) envolvidos em ações de transparência e fomento à participação popular em políticas públicas.

METODOLOGIA
Exposição dialogada, aplicação de exercícios (individuais e em grupo), oficina colaborativa, dinâmicas e uso de recursos visuais.

CARGA HORÁRIA
4 horas

AVALIAÇÃO
Frequência mínima: 100%.
Conceito mínimo: Bom