PESQUISA E ANÁLISE DE DADOS PARA UMA GESTÃO PÚBLICA MAIS EFICIENTE

Está disponível uma grande quantidade de dados que, se apurados e tratados adequadamente, podem se transformar em inteligência e em estratégias na gestão pública.
Com esses recursos, é possível obter resultados satisfatórios, como economia e planejamento assertivo de ações. Por isso, é importante que a pesquisa e a análise de dados entrem na pauta da Administração Pública, por uma gestão mais eficiente.

OBJETIVOS
Expor a importância da pesquisa e da análise de dados para traçar políticas públicas e para tornar a gestão mais eficiente; Mostrar como o mundo está se transformando com base na análise de dados; Ensinar a apurar, tratar e transformar dados em inteligência de gestão pública; Ajudar os profissionais a traçarem a melhor estratégia a partir do diagnóstico das pesquisas e dados.

CONTEÚDO
A importância dos dados para o novo mundo:
O que são dados;
Diferença entre dados, conhecimento e estratégia;
Cenário da análise de dados no mundo;
Big data, data science, data mining, bi, analytics: que bichos são esses?
Definições e usos;
Uso de dados para agregar valor à gestão:
O que é valor;
Como a análise de dados contribui para gerar valor - onde é usada;
Cases;
Transformando dados em estratégia:
Tipos de dados;
Fontes;
Apuração de dados: por onde começar?
Processo até o diagnóstico;
Ferramentas;
Futurologia:
Para onde estamos indo?
Tendências;
As novas gerações.

PÚBLICO-ALVO
Agentes públicos que ocupem cargos de superintendentes, diretores, coordenadores, assessores, supervisores, analistas, técnicos e/ou que sejam líderes de projetos ou que participem de alguma forma da estratégia de gestão. Necessário ter conhecimentos básicos em informática e, preferencialmente, nível superior. Curso aberto para a sociedade civil.

METODOLOGIA
Aula expositiva, estudos de caso, atividade em grupo para fixação dos conceitos, exibição de vídeos e de ferramentas de trabalho.

CARGA HORÁRIA
4 horas

AVALIAÇÃO
Frequência: 100%