OFICINA DE GOVERNO ABERTO: ACESSO À INFORMAÇÃO E CIÊNCIA DE DADOS - USANDO DADOS PÚBLICOS COM O PACOTE R

Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação

Um governo aberto demanda uma sociedade apta a interagir com o governo mediado por dados. Iniciativas de literacia de dados com esta, são necessárias para avançar na qualificação do exercício democrático das relações entre Estado e sociedade e potencializa o surgimento de interações inovadoras e colaborativas, que geram valor público e contribuem para maior eficiência no setor público e na melhoria da qualidade de vida da população.

A atividade proposta assume que governos abertos são demandantes de capacidades sociais de uso de dados governamentais, cujo desenvolvimento depende de iniciativas deste tipo, voltadas à democratização de informações sobre os mecanismos de acesso à informação, assim como de conhecimentos, ferramentas e sistemas de análise de dados.

Desta forma, os participantes terão uma experiência imersiva introdutória em ciência de dados, baseada em uma das metodologias de ensino e aprendizagem mais usadas para formar profissionais de tecnologia, mas pensada para introduzir cidadãos em análise de dados por meio da reflexão a respeito de problemas objeto de políticas públicas a partir do uso de dados governamentais com o R, uma das ferramentas mais usadas para análise de dados.

OBJETIVO

  • Difundir a iniciativa de Governo Aberto, os canais de acesso à informação do município e como utilizá-los (transparência ativa e passiva);
  •  Apresentar aos participantes o pacote estatístico R e como usá-lo, com foco no IDE rstudio (e rstudio Cloud) e seus principais pacotes para acesso, manipulação e análise de dados;
  • Ensinar de forma prática a produção de análises exploratórias de dados públicos para obter insights a respeito de problemas públicos;
  • Oferecer sugestões de materiais e divulgar oportunidades gratuitas de aprendizagem em análise de dados.

CONTEÚDO

  • Apresentação sobre governo aberto, explicação sobre a Lei de Acesso à Informação (Lei Federal 12.527/2011) e sua regulamentação na cidade de São Paulo (Decretos Municipais 53.623/2012 e 57.642/2017).
  • Apresentação de projetos baseados em análise de dados, com foco especial no município, e detalhamento das metodologias estatísticas de análise usadas em um caso particular.
  • Conhecendo o R
  • Vivência em análise exploratória com R
  • Avaliação

PÚBLICO-ALVO

Agentes públicos e sociedade civil, em geral.

METODOLOGIA

Oficina com a exposição de uma adaptação empacotada do bootcamp, método voltado ao ensino de programação, frameworks, sistemas e ferramentas que estão em demanda no setor de desenvolvimento de softwares.

CARGA HORÁRIA

4 horas.

AVALIAÇÃO

Frequência: 100%

Conceito: BOM