OFICINA DE GOVERNO ABERTO: NOTÍCIAS FALSAS NA MIRA - COMO COMBATER FAKE NEWS E SER AUTOR DE NOTÍCIAS DE VERDADE

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas

As notícias falsas têm sido consideradas por especialistas e críticos do nosso tempo como um dos maiores problemas: geram desinformação, acentuam as diferenças de opinião e dificultam nossa capacidade de dialogar – prova disso é o retorno de doenças como o sarampo, em função do fortalecimento do movimento anti vacina. Com o enorme fluxo de informação que acessamos na internet, é fundamental aprender a ler criticamente o que encontramos, a pesquisar e garantir a veracidade das informações, espalhando a verdade e contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e transparente – movimento essencial a todos e todas nós.

 OBJETIVO

Gerar reflexão sobre a forma como consumimos informação hoje; debater os perigos das notícias falsas; fazer pensar a diferença entre fato e opinião; dar ferramentas para que as pessoas se tornem leitores mais críticos e questionadores; possibilitar que a pessoa consiga aprimorar suas competências de pesquisa e checagem de notícias; dar à pessoa a autonomia para disseminar notícias verdadeiras; conferir habilidade de gerar arte para redes sociais em plataforma a ser apresentada.

 CONTEÚDO

1. Reflexão: como nos informamos hoje? O que as redes sociais trazem de bom e de ruim? O que são notícias falsas e quais são seus efeitos em nossa sociedade?

2. Conscientização: exposição de ferramentas simples para identificar notícias falsas, aprender a pesquisar e ser um leitor mais crítico de notícias.

3. Transformação: vamos checar informações que têm circulado nas redes e produzir uma arte com o que descobrirmos. Seremos, assim, multiplicadores da verdade nas redes!

 PÚBLICO-ALVO

Agentes públicos e sociedade civil.

 METODOLOGIA

Aula expositiva, com a apresentação de técnicas de pesquisa e formas simples de reconhecer notícias falsas. Por fim, os participantes farão uma pesquisa e produzirão uma arte com uma informação que combata uma notícia falsa.

 CARGA HORÁRIA

4 horas.

 AVALIAÇÃO

Frequência: 100%

Conceito: BOM