ASPECTOS PRINCIPAIS DA PESQUISA DE PREÇOS

Gestão de Contratos e Licitação

O Processo Licitatório deve ser instruído de orçamento que demonstre a estimativa de custos, estabelecidas nas especificações técnicas para o objeto da aquisição ou contratação de serviços. No âmbito do Município de São Paulo, o Decreto nº 46.662/05, prevê a obrigatoriedade de constar no processo a planilha de orçamento elaborada a partir de pesquisas de preços, que servirá de subsídio para o pregoeiro na etapa de negociação e aceitabilidade do preço ofertado.

 OBJETIVO

Expor as formas de Pesquisa de Preços realizadas por SG - COBES, realizando pesquisa prática de um bem ou serviço, que será indicado pelos participantes, de forma a capacitá-los e contribuir com uma padronização das Pesquisas, de maneira a ter uma visão sistêmica do processo de compras governamentais, entendendo seu papel no contexto do processo, de forma a não comprometer a Administração em alcançar os seus objetivos.

 CONTEÚDO

  1. Introdução à Pesquisa de Preço
  2. Pesquisa de Mercado
  3. Pesquisa ao Fornecedor
  4. Pesquisa de Campo
  5. Pesquisa Governamental
  6. Pesquisa de Internet
  7. Banco de Preços de Referência
  8. Planilha de Orçamento
  9. Pesquisa Prática

 PÚBLICO-ALVO

Preferencialmente agentes públicos municipais que atuam diretamente na área de compras e licitações, mas a todos, inclusive a sociedade civil, interessados no tema.

 METODOLOGIA

Exposição de conteúdo e vídeos, roda de conversa e debates, dinâmicas em grupo e estudos de caso práticos.

 CARGA HORÁRIA

8 horas.

 AVALIAÇÃO

Frequência: 100%

Conceito: BOM