PATRIMÔNIO CULTURAL EM SÃO PAULO – PROCEDIMENTOS E PRESERVAÇÃO - LIVE

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas

Conhecer e valorizar o Patrimônio Cultural são de extrema importância, principalmente para os profissionais que trabalham na área de preservação. Independente de qual setor, os profissionais devem ter a formação adequada para exercer seu trabalho e preservar o patrimônio da melhor forma.

OBJETIVO

Abordar o tema Patrimônio Cultural com o propósito de conhecer para valorizar. Serão mostrados vários exemplos de locais, imóveis preservados reconhecidos pela UNESCO no Brasil. Apresentar conceitos sobre preservação, manutenção, conservação e restauro de bens imóveis com referência em bibliografia do assunto. Expor sobre a relevância de inventários, pesquisas em fontes primárias para conhecer antes de intervir em qualquer bem.

Informar sobre legislações de preservação, como saber quais são, onde encontrá-las, como proceder para fazer reformas em imóveis tombados pelo município.

CONTEÚDO

1.    Conceitos;

2.    Exemplos;

3.    Contexto da preservação no Brasil, e na cidade de São Paulo;

4.    Legislação disponível;

5.    Orientação para trabalhar com patrimônio cultural.

 PÚBLICO-ALVO

Agentes públicos da PMSP e outras esferas de governo, preferencialmente que atuem ou interajam com planejamento urbano, gestão de patrimônio e imóveis/áreas de patrimônio histórico.

 METODOLOGIA

Aula expositiva.                                                  

CARGA HORÁRIA

4 horas.

AVALIAÇÃO

Frequência: 100%

Conceito: BOM