CICLO DE PALESTRAS PREMIA SAMPA – USO RACIONAL DOS RECURSOS, SUSTENTABILIDADE E BIOSSEGURANÇA

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas

O Premia Sampa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão. Como forma de divulgar as boas práticas e incentivar o servidor a executar ações inovadoras em seu ambiente de trabalho o seminário acontece como um preparatório para a próxima edição do prêmio, a fim de desmistificar o que é inovação no serviço público, promover a integração entre áreas correlatas da Prefeitura de São Paulo, capacitar quanto à inscrição de um projeto na premiação.

 OBJETIVO

Tem por objetivos específicos divulgar os projetos desenvolvidos e implantados por servidores em suas unidades de trabalho; fomentar a inovação no serviço público de diversas formas; possibilitar a troca de experiências entre os servidores de áreas correlatas para permitir a multiplicação das boas práticas e a melhoria tanto das atividades internas quanto na eficiência na prestação de serviço aos munícipes.

 CONTEÚDO

1.  Manual de sustentabilidade para edificações públicas - projetos e obras

1.1. Apesar de São Paulo ser a maior cidade da América Latina e possuir grande quantidade de obras, a administração pública municipal ainda não havia produzido um manual que pudesse orientar o desenvolvimento de projetos e obras públicas adotando princípios da sustentabilidade. Lançado em maio de 2018 o manual tem como objetivo estabelecer critérios e parâmetros sustentáveis para orientação quanto às melhores práticas do uso racional dos recursos naturais no âmbito local, atendendo à meta 33 do programa de metas da cidade de São Paulo 2017-2020. O manual procura consolidar práticas relevantes de projeto já adotadas pelo departamento de edificações da SIURB, cuja meta é implantar 100% dos critérios estabelecidos para os novos projetos de edificações públicas como escolas, hospitais, centros culturais, bibliotecas, UBS, UPAS.

2. Avaliação das atividades de biossegurança e gerenciamento de resíduos laboratoriais: O uso do Ciclo PDCA para diminuição de riscos no trabalho

2.1. A avaliação dos processos de trabalho é importante em todas as áreas, mas em um laboratório é crucial para manter a qualidade, a confiabilidade, diminuir riscos de acidentes e manter o correto gerenciamento dos resíduos laboratoriais. No núcleo de laboratório de zoonoses e doenças transmitidas por vetores, a comissão de biossegurança elaborou processos de averiguação de maneira que as atividades relativas à biossegurança e gerenciamento dos resíduos fossem uma atividade que envolvesse todos os funcionários de forma contínua e não focada apenas em uma comissão, favorecendo o olhar diferenciado e diminuindo os vícios das ações rotineiras. Assim foi criado o supervisor da biossegurança e para tornar essa atividade mais receptiva e descontraída surgiu a figura do “xerife do mês” da biossegurança. Todo processo obedece a um ciclo de PDCA, visando o aprimoramento contínuo das atividades. Como resultado registramos apenas 10 acidentes em 14 anos e nenhum nos últimos 4 anos.3. Triagem avançada: gestão eficiente e uso racional de recursos voltados ao manejo da fauna silvestre

3.1. Os centros de triagem de animais silvestres (CETAS) são unidades reconhecidas pelo Ibama para a realização do recebimento, manejo e destinação de animais silvestres de diferentes espécies. A “divisão técnica de medicina veterinária e manejo da fauna silvestre” (DEPAVE-3/SVMA) da Prefeitura Do Município De São Paulo possui um CETAS localizado em uma de suas unidades no parque anhanguera, que anualmente recebe mais de 5.000 animais e uma fase crítica deste atendimento é a triagem. Visando aumentar a eficiência do serviço, foi elaborada uma forma de realizar esta triagem, possibilitando que este processo decisório seja feito antes mesmo da entrega dos animais em uma de suas unidades de atendimento. Chamada de triagem avançada, este novo protocolo interno tem possibilitado uma considerável melhoria do serviço, otimizando o atendimento prestado ao munícipe, reduzindo custos operacionais, a partir do uso de novas tecnologias e conceitos, até então pouco explorados neste segmento.

 PÚBLICO-ALVO

Todos os agentes públicos da Prefeitura de São Paulo que estejam envolvidos no desenvolvimento de projetos de melhoria interna e inovação em suas unidades de trabalho, preferencialmente os que tenham correlação com os temas apresentados.

 METODOLOGIA

Palestra expositiva, seguida de debate, com mediação.

 CARGA HORÁRIA

2 horas.

 AVALIAÇÃO

Frequência: 100%

Conceito: BOM