CICLO DE PALESTRAS PREMIA SAMPA – USO DE TECNOLOGIAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas

O Premia Sampa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão. Como forma de divulgar as boas práticas e incentivar o servidor a executar ações inovadoras em seu ambiente de trabalho o seminário acontece como um preparatório para a próxima edição do prêmio, a fim de desmistificar o que é inovação no serviço público, promover a integração entre áreas correlatas da Prefeitura de São Paulo, capacitar quanto à inscrição de um projeto na premiação.

OBJETIVO

Tem por objetivos específicos divulgar os projetos desenvolvidos e implantados por servidores em suas unidades de trabalho; fomentar a inovação no serviço público de diversas formas; possibilitar a troca de experiências entre os servidores de áreas correlatas para permitir a multiplicação das boas práticas e a melhoria tanto das atividades internas quanto na eficiência na prestação de serviço aos munícipes.

CONTEÚDO

1.  Fab Lab Livre SP como politica pública

1.1. O Fab Lab Livre SP, da prefeitura de São Paulo, é gerido por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia. A inspiração foi o projeto iniciado no Massachusetts Institute Of Technology (MIT), continuado pela Fab Foundation, e insere-se na tendência global de difusão da “cultura maker”, com o propósito de incentivar e democratizar o uso de tecnologias de fabricação digital na cidade de São Paulo. Na fase de implementação, iniciada em novembro de 2015, priorizou-se zonas de vulnerabilidade social com o objetivo de possibilitar essas novas ferramentas para os cidadãos em áreas onde essas tecnologias são menos acessíveis. Atualmente, caracterizada como rede pública de laboratórios, ou seja, mantida pelo poder público, é composta por 12 (doze) unidades de fabricação digital, distribuídas por todas as regiões da cidade.

2. DRONEPOL

2.1. DRONEPOL é o programa de monitoramento com aeronaves remotamente pilotadas, conhecida popularmente como drones. Instituído em maio de 2017 com o intuito de inserção de tecnologia de ponta na administração pública municipal, visando à produção de imagens em apoio as mais variadas atividades e operações da Guarda Civil Metropolitana e da defesa civil no âmbito da SMSU, bem como subsidiando outros órgãos parceiros como SEHAB, SVMA, prefeituras regionais, polícia militar entre outros.Contando com equipes de operadores especializados o DRONEPOL já contabilizou desde sua criação 1.651 voos, totalizando 267,5 horas de voo.

PÚBLICO-ALVO

Todos os agentes públicos da Prefeitura que estejam envolvidos no desenvolvimento de projetos de melhoria interna e inovação em suas unidades de trabalho, preferencialmente os que tenham correlação com os temas apresentados.

METODOLOGIA

Palestra expositiva, seguida de debate, com mediação.

CARGA HORÁRIA

2 horas.

AVALIAÇÃO

Frequência: 100%

Conceito: BOM