CICLO DE PALESTRAS PREMIA SAMPA – AUTOGESTÃO E PLANEJAMENTO DE PESSOAL

Gestão de Pessoas e Habilidades Interpessoais

O Premia Sampa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão. Como forma de divulgar as boas práticas e incentivar o servidor a executar ações inovadoras em seu ambiente de trabalho. O ciclo de palestras em forma de seminário acontece como um preparatório para a próxima edição do prêmio, a fim de desmistificar o que é inovação no serviço público, promover a integração entre áreas correlatas da Prefeitura de São Paulo, capacitar quanto à inscrição de um projeto na premiação, metodologias de acompanhamento, entre outras.

OBJETIVO

Tem por objetivos específicos divulgar os projetos desenvolvidos e implantados por servidores em suas unidades de trabalho; fomentar a inovação no serviço público de diversas formas; possibilitar a troca de experiências entre os servidores de áreas correlatas para permitir a multiplicação das boas práticas e a melhoria tanto das atividades internas quanto na eficiência na prestação de serviço aos munícipes.

CONTEÚDO

1. Planejamento de pessoal: uma iniciativa quantitativa, qualitativa e prospectiva.

1.1. Há poucas experiências de planejamento de pessoal no setor público que sejam holísticas e de fácil assimilação, indo além de instrumentos de balanço ou painel de pessoal. Sob este desafio foi criado, a partir de 2017, nova iniciativa para análise quantitativa e qualitativa da necessidade de pessoal, identificação de gargalos, pactuação de ações e identificação de boas práticas em gestão de pessoal. A implementação desta inovação contemplou cinco fases, os resultados são uma combinação inédita das seguintes contribuições: maior transparência e compartilhamento de dados e análises, subsídio gerencial à tomada de decisão, construção participativa da agenda de gestão de pessoas e identificação de boas práticas.

2. Professor autor da sua formação em serviço.

2.1. Os docentes da rede municipal de educação podem optar pela jornada especial integral de formação (JEIF) e, como parte desta, desenvolver o projeto especial de ação (PEA), conforme a portaria SME 901/2014. Optamos por realizar um trabalho de autoria, de acordo com questões apontadas por cada um dos três grupos de PEA da escola, respeitando um campo de estudo determinado pelo coletivo da escola. Cada grupo define, de acordo com as especificidades das turmas e alunos atendidas, suas questões, bibliografia, parceiros, metodologia de estudo, cronograma, forma de registro e publicização, bem como o resultado que pretendem alcançar ao final do ano letivo. O objetivo geral é sempre a melhoria da prática docente junto aos alunos. Tal projeto é anual e, ao longo dos últimos 5 anos, obtivemos resultados relevantes e que foram incorporados ao projeto político pedagógico da unidade.

PÚBLICO-ALVO

Agentes públicos da Prefeitura que estejam envolvidos no desenvolvimento de projetos de melhoria interna e inovação em suas unidades de trabalho, preferencialmente os que tenham correlação com os temas apresentados.

METODOLOGIA

Palestra expositiva, seguida de debate, com mediação.

CARGA HORÁRIA

2 horas     

AVALIAÇÃO

Frequência: 100%

Conceito: BOM