PROGRAMA CIDADES SUSTENTÁVEIS E CIDADANIA GLOBAL – MODULO 2: A ESFERA LOCAL

Eixo: Planejamento, Gestão e Políticas Públicas

Sabendo que o Brasil é signatário da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas e após o lançamento da Nova Agenda Urbana, resultado da conferência Habitat III realizada em Quito (Equador), entende-se que as cidades devem pautar sua urbanização e seu desenvolvimento de forma sustentável. Para tanto, a Prefeitura Municipal de São Paulo aprovou a Lei nº 16.817, de 2 de fevereiro de 2018 que adota a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) como diretriz de políticas públicas em âmbito municipal, institui o Programa de sua implementação e autoriza a criação da Comissão Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030) após a revogação do Decreto Nº 8892, de 27 de Outubro de 2016, de mesmo assunto.

A incorporação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na agenda municipal se manifestou na associação do Plano de Metas 2017-2020, mostrando necessária a formação e capacitação dos agentes públicos municipais para a compreensão, engajamento e execução das propostas.

OBJETIVO
Aprofundar os conhecimentos introduzidos no Módulo 1 sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e trazê-los para a esfera local. Abordar os aspectos da realidade percebida através da óptica da cidadania.

CONTEÚDO

  • Cidadania e percepção da realidade;
  • Incorporação da Agenda 2030 no Brasil;
  • Incorporação dos ODS na Agenda Municipal;
  • ODS 11 e a nova Agenda Urbana.

METODOLOGIA
O curso se utilizará da exposição dialogada para a abordagem dos conteúdos propostos. Além disso, se propõe a envolver os participantes com estudos de caso e atividades dinâmicas, sendo permeado por momentos de debate visando o compartilhamento de experiências entre os participantes. Apresentação de material audiovisual.

PÚBLICO-ALVO
Agentes públicos e membros da sociedade civil que sejam partes envolvidas no desenvolvimento sustentável da cidade e/ou da sociedade, preferencialmente pessoas que tenham papeis de liderança em suas atividades e que tenham concluído o Módulo 1.

CARGA HORÁRIA
8 horas.

AVALIAÇÃO
Conceito: BOM
Frequência: 100%