CALCULO DE PROBABILIDADES I – CONCEITOS E APLICAÇÕES NO SETOR PÚBLICO

Eixo: Gestão de Pessoas e Habilidades Interpessoais

O cálculo de probabilidades trata-se de assunto basilar e nuclear da área científica, que se amolda a muitas necessidades e situações pertinentes para a boa administração e para a solução de problemas. O bom uso do cálculo de probabilidades permite a tomada de decisão, por parte do gestor, porquanto apresenta os ‘níveis de viabilidade’ (probabilidades) da ocorrência de eventos de interesse.

OBJETIVO
Mostrar aos alunos as possibilidades de uso do cálculo de probabilidades, com o intuito de formar um pensamento lógico e formal, para aplicação em problemas cujas soluções estejam vinculadas a esse tipo de cálculo.

CONTEÚDO
•Conceito básico de probabilidade
•Probabilidade condicional e regra da multiplicação
•Regra da adição
•Princípio fundamental da contagem

METODOLOGIA
Aulas presenciais com exposição dialogada; exercícios e avaliação final.

CARGA HORÁRIA
16 horas (12h presenciais + 4 não presenciais).

PÚBLICO-ALVO
Agentes públicos interessados em tomada de decisão com base em cálculo de probabilidades da ocorrência de eventos, preferencialmente gestores em suas unidades de trabalho.

AVALIAÇÃO
Nota(mínima): 5,0
Frequência: 100%