Perguntas frequentes

Nesta seção, podem ser consultadas perguntas e respostas mais frequentes relacionadas com o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Gestão - SEGES

1. O que faz a Secretaria Municipal de Gestão – SEGES?

A Secretaria Municipal de Gestão – SEGES tem por finalidade formular e gerir as políticas municipais e os sistemas nelas inseridos, relativos ao desenvolvimento institucional, à gestão de pessoas, à saúde do servidor, à capacitação de profissionais e agentes públicos, à negociação permanente, aos suprimentos, à gestão documental, ao patrimônio imobiliário e à gestão da frota veicular, bem como propor, de maneira permanente, novas formas de estruturação dos órgãos municipais e executar atividades compatíveis e correlatas com a sua área de atuação, nos termos da Lei nº 16.974/2018 e do Decreto nº 62.208/2023.

Para cada um dos temas, há uma área da SEGES responsável:

· Gestão documental – ARQUIP

· Gestão estratégica – COEGE

· Bens e serviços – COBES

· Desenvolvimento institucional – COGEDI

· Patrimônio imobiliário – CGPATRI

· Gestão de pessoas – COGEP

· Saúde do servidor – COGESS

· Parcerias com organizações do Terceiro Setor – COPATS

· Capacitação de agentes públicos – EMASP

· Negociação permanente com entidades representativas dos servidores municipais – ART

 

Conheça o que faz cada coordenadoria.

 

2. Qual a definição de admitido, cargo eletivo, contratado por tempo determinado, efetivo, em comissão, requisitado e residente?

· Admitido: Servidor admitido para função pública, nos termos da Lei nº 9.160/1980.

· Cargo Eletivo: Agente político com mandato eletivo, nos termos da Lei Orgânica do Município.

· Contratado por Tempo Determinado: Contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos da Lei nº 10.793/1989.

· Efetivo: Servidor nomeado para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público, nos termos da Lei nº 8.989/1979.

· Em Comissão: Servidor titular exclusivamente de cargo em comissão, declarado em lei, de livre nomeação e exoneração, nos termos da Lei nº 8.989/1979.

· Requisitado: Servidor requisitado de outros órgãos para prestar serviços na Prefeitura do Município de São Paulo, sem ocupar cargo em comissão, nos termos da Lei nº 13.562/2003, ou para prestar Assessoria Policial-Militar, nos termos Decreto Estadual nº 65.096/2020.

· Programas de Residência: Programas de Residência Jurídica e Residência em Gestão Pública, nos termos da Lei nº 17.673/2021.

 

3. Quantos servidores ativos existem na Administração Direta?

 

4. Quantos servidores ativos existem na SEGES?

 

Histórico de quadro de Servidores Ativos:
- 2024
- 2023
- 2022
- 2021
- 2020

5. Quantos servidores foram desligados de 2013 até 2023?

Clique aqui, para consultar a quantidade de vacâncias de servidores ativos da Administração Direta, referente ao período de 2013 a 2023.

 

6. Perdi/esqueci minha senha para visualizar meu holerite eletrônico. Como devo proceder?

No caso de perda ou necessidade de alteração da senha de acesso ao Portal do Servidor – Área Privada (destinada para fins de consulta ao holerite eletrônico e ao comprovante de rendimentos pagos/imposto sobre a renda retido na fonte), o servidor ativo ou aposentado deverá comparecer à unidade de recursos humanos da sua Secretaria ou Subprefeitura.

Os pensionistas da Administração Direta serão atendidos exclusivamente no Instituto de Previdência Municipal de São Paulo (IPREM), na Praça do Patriarca, 69 – Centro.

 

7. Como obter senha do consignado e saber minha margem de crédito disponível?

Para obtenção de senha do consignado, no caso de alteração ou perda, o servidor ativo ou aposentado deverá solicitá-la ao Departamento de Recursos Humanos (DRH) pelos telefones (11) 3104-5737, 3105-6016, 3105-6422 ou 3104-7801.

A senha solicitada será remetida para o e-mail cadastrado em nome do servidor ativo/aposentado no Sistema Integrado de Gestão de Pessoas e Competências (SIGPEC).

 

8. Gostaria de estagiar na Prefeitura do Município de São Paulo. Como devo proceder?

Para concorrer a uma vaga na Prefeitura do Município de São Paulo (PMSP) é necessário se cadastrar no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Mais informações em: Portal de Estágio.