Fundação Paulistana forma mais de 100 pessoas na área do meio ambiente

Qualificações fazem parte do programa Ecoa Sampa

A Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria de Governo Municipal, da Prefeitura de São Paulo, formou mais de 116 alunos nas turmas de Permacultura, Produção de Alimentos Agroecológicos, Tratamento Alternativo de Efluentes, Aquaponia e Empreendedorismo em Negócios Socioambientais.

As formaturas aconteceram no final do mês de maio. Com isso, a meta do projeto de qualificar 1125 munícipes na área do meio ambiente e sustentabilidade foi alcançada.

Nas aulas de Aquaponia, os alunos aprenderam sobre a produção de hortaliças em sistema integrado à criação de peixes. Já em Produção de Alimentos Agroecológicos a formação abrangeu técnicas de cultivo, manejo e conservação, conhecimentos básicos sobre solo, clima, classificação vegetal, propagação de sementes, métodos de compostagem, manuseio de equipamentos e ferramentas para atividades agrícolas.

O curso de Permacultura orientou os alunos, a utilizar suas técnicas e tecnologias, a fim de desenvolver um novo olhar para a vida em geral e a forma de habitar o planeta. Por outro lado, as aulas Tratamento Alternativo de Efluentes trouxe uma consciência sobre o bom uso da água, para rever sua necessidade indispensável a todo tipo de vida do planeta, e a forma que estamos utilizando e descartando no meio ambiente.

Por fim, Empreendedorismo em Negócios Socioambientais abordou conteúdos sobre empreendedorismo sustentável, trabalho associativo, autogestão e desenvolvimento em parceria com a comunidade.

Apoiar e qualificar cidadãos de baixa renda é um dos principais objetivos da Fundação Paulistana, na cidade de São Paulo.