Saúde e Bem-Estar

Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti

Cursos gratuitos na área da Saúde Pública | Foto: ASCOM FP

A Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti, fundada em 2022, oferece os cursos técnicos de Saúde Bucal, Farmácia, Análises Clínicas, Gerência em Saúde, Hemoterapia e Cuidados de Idosos. Administrada pela Fundação Paulistana, a instituição de ensino aplica dois processos seletivos por ano como forma de ingresso para quem deseja realizar os cursos da área da saúde. Visando qualificar os alunos por meio de aulas que trabalhem com a prática, a Makiguti adiciona a formação dos alunos participantes uma vivência acadêmica de pesquisa, já que possui uma parceria de pré-iniciação científica com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -CNPQ e a FOUSP - Faculdade De Odontologia da USP - FOUSP. 

Em Agosto de 2021, a Escola Makiguti inaugurou o seu primeiro núcleo descentralizado, a Makiguti Norte I, com turmas de Farmácia e Saúde Bucal,  em aulas no período noturno na EMEFM Prof Derville Allegretti.

NOSSOS CURSOS:

Técnico em Análises Clínicas

Técnico em Saúde Bucal

Técnico em Gerência em Saúde

Técnico em Farmárcia

Técnico em Hemoterapia

Técnico em Cuidados de Idosos


CUIDAR BEM

O curso de Cuidador de Idosos, conhecido como Cuidar Bem, tem por objetivo formar profissionais capacitados para atuarem na relação entre o idoso, seus familiares e os integrantes da equipe profissional de saúde. Esse profissional poderá trabalhar em residências, instituições de longa permanência, clínicas e hospitais. O curso tem como objetivo:

- Possibilitar a trabalhabilidade imediata dos munícipes qualificados, seja em emprego formal, seja em iniciativa empreendedora, seja em atividades produtivas ligadas a empreendimento coletivos.

- Desenvolver competências que preparem o munícipe a atuar profissionalmente na especialidade de cuidados de idosos, considerando as diferentes etapas de execução e níveis de atuação e sua complexidade.

- Desenvolver competências valorizadas pelo mercado de trabalho na área de cuidador de idosos.

 

 Cursos gratuitos na área da Saúde Pública | Foto: ASCOM FP


A metodologia aplicada na execução dos cursos será participativa e inclusiva, direcionada aos alunos em geral, mas com atenção individualizada. Possibilitaremos o aprendizado teórico prático fundamentado no desenvolvimento de competências com o objetivo da elevação da trabalhabilidade e empregabilidade dos indivíduos, fomentando a autonomia, cidadania, iniciativa e protagonismo, visão sistêmica e conexão com os demais indivíduos e a sociedade. Irá também mobilizar e articular os elementos da competência para a proposição de aprendizagem, apresentar níveis crescentes de complexidade, e estar relacionada com a realidade do dia a dia com estudos de casos, situações problemas, vídeos, estudo dirigido e assim desenvolver suas competências e habilidades.

UNIDADES:

Escola Makiguti - Cidade Tiradentes

Turmas: Saúde Bucal, Farmácia, Análises Clínicas, Gerência em Saúde, Hemoterapia e Cuidados de Idosos

Endereço: Avenida dos Metalúrgicos, 1945 - Cidade Tiradentes/SP

Contato: (11) 94288-0959 | (11) 2039-0750 | escolamakiguti@prefeitura.sp.gov.br

Atendimento: 07h30 às 21h


Makiguti Núcleo Norte I - EMEFM Prof Derville Allegretti

Turmas: Farmácia e Saúde Bucal

Endereço: R. Voluntários da Pátria, 777 - Santana

Contato: (11) 94288-0959

Atendimento: 18h às 21h


Conheça a página da Makiguti no Instagram e Facebook.

Álbum de fotos da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti.