Doações, Comodatos e Cooperações

Nesta seção podem ser encontradas informações a respeito de doações, comodatos e termos de cooperações firmados pela Controladoria Geral do Município junto a entes privados. Cada uma das doações, cooperações ou comodatos são firmados com base em contratos.

Os contratos de doações, comodatos e cooperação estabelecidos a partir de Janeiro de 2017 podem ser consultados nos links abaixo de cada uma das seções, junto das informações em formato de tabela.

Outras informações dessa e de outras unidades da PMSP podem ser encontradas no Portal da Transparência ou no Diário Oficial da Cidade.


Doações

Doações envolvem o ato de transferir gratuitamente para a administração municipal, de forma legal, bem, quantia, imóvel ou serviços que constituíam objeto de propriedade ou patrimônio de pessoa física ou jurídica privada.

A legislação que dispõe sobre o tema no município de São Paulo está regulamentada pelos Decretos Municipais nº 40.384/2001, 48.909/2007 52.062/2010 e 55.152/2014.

 

Comodatos

O comodato é o empréstimo gratuito de bens móveis ou imóveis em que, por convenção das partes, alguém (comodante) cede para outro alguém (comodatário) o direito de uso temporário desse bem, devendo o uso ser feito conforme estabelecido previamente no contrato. O comodante guarda a propriedade da coisa e o comodatário adquire a posse. O comodante geralmente é o proprietário ou o usufrutuário. Ao final do período de vigência, o bem em comodato deve ser restituído, não podendo ser devolvido outro bem que não aquele que foi o originalmente cedido pelo comodante.

A legislação que dispõe sobre o tema está regulamentada no Código Civil (Lei Federal nº 10.406/2002, Art. 579 à 585).

 

Termos de Cooperação

Consideram-se termos de cooperação parcerias para melhorias urbanas, paisagísticas e ambientais ou projetos, obras, serviços, ações e intervenções, relativos a bens públicos municipais e a bens privados ou públicos, inclusive federais e estaduais, tombados provisória ou permanentemente ou preservados por legislação municipal, estadual ou federal pertinente.

A legislação que dispõe sobre o tema está regulamentada pelos Decretos Municipais nº 52.062/2010, 48.909/2007.

 

Planilha de Doações, Comodatos e Cooperações (Data Base: novembro/2018).

Clique aqui para acessar

 

Confira baixo os Acordos de Cooperação e Doações Termos firmados pela Secretaria Municipal de Desestatização e Parcerias disponíveis em PDF:

Acordo de Cooperação Semeia 2017

Acordo de Cooperação Semeia 2018

Acordo de Cooperação Técnica BID

Acordo de Cooperação Tecnica BNDES

Convenio Governo do estado - Sistema Único de Arrecadação

Memorando de entendimentos SP Negócios

Termo de Cooperação município de Teresina

Termo de Doação - PRESTACAO DE SERVICO RADAR PPP

Termo de Doação AMCHAM

Termo de Doação -Cessão de direitos autorais CTE

Termo de Doação Cisco___ETAPA_1

Termo de Doação Cisco__ETAPA 3

Termo de Doação prestação de serviço Hiria