COGESS promove a 18ª turma do Curso de Formação de Cipeiros na modalidade à distância

Foram realizadas, nos dias 25 e 26 de fevereiro, as aulas presencias de abertura da 18ª Turma do Curso de Formação de Cipeiros na modalidade à distância, promovido pela Coordenação de Gestão de Saúde do Servidor - COGESS, da Secretaria Municipal de Gestão, em parceria com a Escola Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, com a participação de duzentos servidores municipais, representantes das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes – Cipas.

O objetivo do curso é preparar o cipeiro para desempenhar o papel de agente de mudanças, instrumentalizando-o com dados técnicos básicos necessários e contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e atitudes para essa função. O curso é obrigatório aos cipeiros titulares (eleitos e indicados), com mandatos vigentes e Comissão Interna de Prevenção de Acidente - CIPA cadastrada na COGESS. Os suplentes só podem ser inscritos se todos os titulares já tiverem sido aprovados no curso.

As CIPAs exercem papel fundamental na promoção de mudanças e melhoria dos ambientes e das condições de trabalho, e a construção de um projeto coletivo pelos servidores que atuam em determinada unidade traz legitimidade e efetividade às CIPAs. O curso de Formação de Cipeiros é parte deste processo, que estimula a participação dos servidores no levantamento dos problemas e na busca de soluções.

O curso tem a primeira aula presencial obrigatória e aulas realizadas na modalidade à distância com acompanhamento de tutores treinados. Tem carga horária de 53 horas e está validado para os eventos de promoção e/ou progressão funcional.
A avaliação se dá por meio da observação contínua da participação e realização das avaliações propostas ao final de cada módulo.

Conteúdo programático dos módulos

- A CIPA e o cipeiro
- Mapa de Riscos, inspeção, EPI e EPC
- Noções básicas de primeiros-socorros
- Análise de Acidentes do Trabalho - Noções de prevenção, proteção e combate a incêndios
- Plano de trabalho, SIPAT e implantação e renovação de mandato da CIPA
- Acessibilidade, diversidade e inclusão.

Para mais informações entrar em contato pelo e-mail smg-cogess-educ@prefeitura.sp.gov.br.