Programa Inova Gestão

Tornar a administração pública mais dinâmica, prestando um atendimento mais eficiente ao cidadão, além de motivar o funcionalismo. Com essa finalidade, a Prefeitura de São Paulo lançou o Inova Gestão, um amplo programa de qualificação e desenvolvimento do servidor promovido pela pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e  Gestão.

O Inova Gestão deverá capacitar até 50 mil servidores, com ênfase na modernização e inovação da gestão pública, visando elevar a qualidade dos serviços prestados à população.

A iniciativa faz parte do Plano de Metas do governo municipal - Agenda 2012. O programa está estruturado visando a capacitação de servidores em todos os níveis e áreas de abrangência, por meio de cursos, seminários, workshops, nas modalidades presencial e a distância.


CURSOS

Os 2 (dois) cursos que marcaram a implantação do Programa foram: Gestores Públicos com ênfase em inovação e Gestão de Pessoas. 

Os cursos tiveram início em agosto e foram ministrados pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), entidade vinculada ao Governo do Estado.

Ao abordar os novos paradigmas do setor público na era do conhecimento, o curso de Gestores Públicos com Ênfase na Inovação teve como foco as mudanças tecnológicas, geradas pelo intenso uso das ferramentas sociais, e metodológicas, objetivando a criação de ambientes para a aceleração do processo de criação e compartilhamento do conhecimento organizacional.

Os participantes comporão a Rede de Conhecimento e Inovação da Prefeitura de São Paulo, que irá desenvolver projetos voltados ao desenvolvimento de pessoas e à melhoria da gestão pública.

Uma das características mais importantes do curso de Gestores Públicos com Ênfase na Inovação diz respeito à sua orientação para a elaboração de projetos inovadores que contribuam para a melhoria e a ampliação do leque de serviços à população. Para atender a esta demanda, os participantes deste curso foram distribuídos em equipes, cada uma responsável pela elaboração de um projeto.

Após o término da disciplina Gestão Estratégica de Projetos foram definidos 23 projetos a serem desenvolvidos pelas equipes. Os alunos tiveram contato com diversas disciplinas e docentes que os auxiliaram na elaboração dos projetos. Os trabalhos foram apresentados pelas respectivas equipes nos dias 24 e 25, e avaliados por uma banca julgadora formada por profissionais da Fundap e da Prefeitura. A relação dos projetos pode ser conferida no site http://www.fundap.sp.gov.br/inovagestao/listaprojetos.asp. Os projetos melhor avaliados serão premiados e considerados prioritários pela Prefeitura de São Paulo para fins de implantação.

O curso Capacitação em Gestão de Pessoas tratou, principalmente, a questão da liderança no contexto de mudança e o papel do dirigente de recursos humanos, negociação, gestão por competências, capacitação, desenvolvimento, avaliação de desempenho, clima organizacional e qualidade de vida no trabalho. Abordou ainda, a metodologia para elaboração de um plano municipal de capacitação e a articulação e manutenção de redes sociais.

O objetivo é fazer com que os profissionais da área de RH passem a criar propostas de desenvolvimento de pessoas relacionadas aos projetos e programas de governo. Esses dirigentes passarão a integrar e trabalhar numa rede virtual, onde será possível a troca de informações, idéias e recursos, propiciando a construção de estratégias para tornar a administração pública mais dinâmica, prestando um atendimento mais eficiente ao cidadão.