Formação do Programa de Residência em Gestão Pública

Confira como funcionam as ações formativas do Programa

O curso de formação para os residentes em gestão pública tem como objetivo difundir conhecimento prático sobre o funcionamento, as políticas e os desafios da PMSP, tendo como valores a diversidade, a ética, a inovação e a conexão entre pessoas. Com isso, será possível que os residentes sejam capazes de produzir intervenções por meio da união entre a teoria e a prática, com base na discussão de conceitos e ferramentas a partir da interação com servidores(as).

 

As ações formativas do Programa de Residência em Gestão Pública são ofertadas ou validadas pela Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP, que é a escola de governo da Secretaria Municipal de Gestão e que atua na formação de dirigentes, gerentes e agentes públicos acerca de temas relacionados à gestão pública.

A formação continuada terá duração mínima de 80 horas e será OFERECIDA ou VALIDADA pela EMASP, sob coordenação da Comissão de Residência em Gestão Pública.


 

Período destinado à pesquisa e orientação com seu respectivo supervisor para a produção do Trabalho de Conclusão da Residência - TCR, que poderá ser realizado individualmente ou em grupos de até três residentes e nele deverão ser abordados temas relacionados aos projetos/ações desenvolvidas pelos residentes. O Trabalho de Conclusão da Residência poderá ser elaborado nos seguintes formatos: I - manual ou guia prático; II - projeto de melhoria / intervenção.

A partir do décimo mês de participação do residente no programa, o TCR deverá ser depositado via SEI, e sua avaliação será realizada por um servidor da Prefeitura do Município de São Paulo indicado pelo supervisor, podendo ser considerado aprovado, reprovado ou aprovado com ressalvas.

 

Dos Certificados de Conclusão da Residência

 Ao final d12 (doze) meses no Programa de Residência em Gestão Pública, de acordo com o disposto na Portaria SEGES nº 16, de 23 de março de 2023art. 21, incisos I ao III, receberão o certificado de Residente em Gestão Pública na Prefeitura de São Paulos residentes que cumprirem os seguintes requisitos cumulativos: 

  • carga horária mínima de formação (80 horas);  

  • obtenção de grau satisfatório (S) nas avaliações de desempenho;  

  • aprovação do trabalho de conclusão da residência. 

 

Orientações sobre as ações formativas:

Registro de presença: quando as atividades forem promovidas pela EMASP, a presença deverá ser apontada no início da atividade formativa. Em formações com intervalo, serão passadas duas listas de presença durante cada encontro. A primeira lista deverá ser assinada após o início da primeira parte. A segunda lista de presença será disponibilizada 30 minutos antes do término da formação. Não serão aceitas assinaturas fora do horário de aula.

Pontualidade: é importante que todos cheguem e saiam na sala no horário estabelecido. O não respeito aos horários poderá implicar em apontamento de falta.

Uso de Máscaras: orientamos que todos(as) utilizem máscara e estejam atentos(as) às medidas de biossegurança.

Comportamentos: Manter o silêncio durante a exposição de conteúdo pelos(as) docentes e perguntas de discentes. Não utilizar aparelhos como smartphones, tablets, fones de ouvido, entre outros. Evitar saídas durante a aula para não desconcentrar os colegas.

  

 

CONFIRA COMO FOI A FORMAÇÃO DA 1° TURMA