Programa de Residência em Gestão Pública

O que é?

O Programa de Residência em Gestão Pública na Prefeitura de São Paulo, previsto na Lei Municipal nº 17.673/21, visa selecionar pessoas com formação de nível superior para uma experiência profissional no setor público municipal, a serem alocadas em diversos órgãos da Administração Municipal, de modo a proporcionar a formação, a prática e o desenvolvimento de competências associadas à Gestão Pública

É uma oportunidade para pessoas com graduação completa e que desejam ter uma experiência no setor público e contribuir com as diversas políticas e temas ligados à gestão da maior cidade do Brasil.

O Programa de Residência em Gestão Pública caracteriza-se como treinamento em serviço, sob supervisão de servidores municipais, abrangendo atividades de formação continuada e foi construído com o objetivo de estimular a formação, a prática e o desenvolvimento de competências associadas à Gestão Pública.

O objetivo do programa é atrair e formar novos talentos para o setor público, de modo a trazer inovações para a resolução de problemas e o compartilhamento de conhecimento. Tem inspiração nos tradicionais programas de residência (comuns na área de saúde) e de trainee de empresas.

O programa é destinado a pessoas com formação em qualquer curso de graduação e é coordenado pela Secretaria Municipal de Gestão. Durante o Programa, os residentes participam de projetos e atividades em temas ligados a diversas políticas públicas dos distintos órgãos da Prefeitura do Município de São Paulo, sendo supervisionados por profissionais experientes. Os residentes em gestão pública têm jornada de atuação de 40 horas semanais. O valor da bolsa mensal, em 2022, foi R$ 3.300, acrescido de vale transporte e auxílio refeição.

Tem duração mínima de 12 meses, podendo ser renovado, a critério da administração, por até 12 meses, mediante avaliação prévia de desempenho, com o recebimento de um certificado de conclusão ao final. No programa estão previstas cotas para pessoas pretas e pardas e para pessoas com deficiência.

A residência conta com programa de formação, composto por diversas ações formativas com conteúdos inovadores e práticos. Os residentes também desenvolvem e apresentam um Trabalho de Conclusão de Residência, sob a orientação de servidores municipais, além de participarem de diversas atividades complementares e de extensão.

Vale destacar que a diversidade é um valor fundamental da residência. Para tanto, busca-se promover políticas e ações afirmativas voltadas a tornar a participação mais inclusiva e equitativa.

É esperado dos residentes capacidade de pensamento crítico e interesse em contribuir com a gestão e às políticas públicas da cidade de São Paulo. Para participar do programa, os interessados devem se inscrever no processo seletivo.