Palestra aborda influência das emoções na saúde

Os vários tipos de emoção têm importante papel na qualidade de vida.

O Departamento de Saúde do Servidor, por meio da Divisão de Promoção à Saúde, promoveu no dia 16 de junho a palestra “Estudos sobre a influência das emoções sobre o adoecimento e a importância da espiritualidade e das terapias integrativas sobre o processo de cura”, ministrada pela Dra. Érica Erina Fukuyama, médica cirurgiã de cabeça e pescoço do Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho e colaboradora do Centro de Estudos da Consciência, associação sem fins lucrativos que promove o estudo e a divulgação da espiritualidade, do comportamento humano e das bioenergias humanas. O encontro aconteceu no auditório da Biblioteca Mário de Andrade e reuniu cerca de 100 servidores.

Dra. Érica demonstrou como as atividades mentais e mudanças nas convicções e modo de pensar afetam as funções corporais e causam um efeito em nossas células. Segunda ela, essas atividades são mecanismos por meio dos quais as membranas das células se modificam, a fim de permitir ou negar a entrada de certas proteínas, o que ativa os genes. Alterações físicas podem ser precipitadas, agravadas ou prolongadas por fatores psicológicos. "É importante termos consciência de que nossos genes ou nosso comportamento autodestrutivo não são algo definitivo e imutável a que estamos presos. Podemos trabalhar tudo o que nós somos e tudo o que nós pensamos para que nossas armas emocionais não se tornem armas de guerra”. 

Os vários tipos de emoção aos quais todas as pessoas estão sujeitas podem mobilizá-las para a atividade, influir na comunicação interpessoal e atuar como poderosos motivadores de conduta, com importante papel na qualidade de vida psicológica e também física, já que podem modificar condutas saudáveis em condutas não saudáveis. 

Chamamos de emoções negativas as emoções que produzem uma experiência emocional desagradável, como a ansiedade, tristeza, mágoa, medo, raiva, angústia e estresse que, em excesso, desenvolvem reações emocionais e alterações físicas que contribuem para o aparecimento de doenças, prejudicando o bem estar físico e psicológico. Emoções positivas como a alegria, felicidade, amor e pensamentos positivos nos proporcionam uma experiência agradável, gerando benefícios à saúde. 

"Cada pessoa lida com as emoções de forma diferente. A maneira como reagimos às tensões diárias origina-se de hábitos e é ditada pelas nossas convicções íntimas sobre quem somos, quem “deveríamos” ser e a maneira como o mundo e as outras pessoas deveriam ser. Os conflitos internos geram uma tensão que não desaparece por decreto, eles têm de ser entendidos, resolvidos e descartados. Não temos o que temer, a não ser o próprio medo", ressalta Érica.

Pesquisadores e cientistas de todo o mundo têm realizado estudos que relacionam o adoecimento e cura às emoções, com a constatação dos benefícios e resultados positivos à saúde proporcionados pelas práticas integrativas de saúde, planos mentais e espiritualidade. Dra. Érica apresentou alguns desses estudos, como o do pesquisador e autor Masaru Emoto, que ficou famoso ao realizar experiências com a água, submetendo-a ao pensamento humano. Os resultados mostram que a música, palavras, pensamentos e orações influenciam a estrutura dos Cristais de Água, indicando que esses recursos afetam nossa realidade física. 

Dr. Karl Maret, especialista em medicina energética, afirma que o genoma é flexível e se assemelha a um código de software constantemente reescrito, em vez de ser um hardware fixo que recebemos por hereditariedade ao nascer. 

Outros estudos apresentados mostram os benefícios e efeitos positivos de práticas como o Reiki, Johrei e imposição das mãos, entre outras; no tratamento de doenças, com a redução da pressão arterial, da ansiedade e estresse, promovendo a melhoria da saúde e bem estar físico e mental. 

Dra. Érica finaliza com uma dica para vivermos melhor. "A vontade de viver passa pela reestruturação do que pensamos a respeito de nós mesmos, sem culpas, mágoas e cobranças. Construa o seu caminho com muita vontade, alegria e com um amor invulnerável a qualquer sentimento que seja negativo ou desagregador. Não importa as vezes em que esteja triste, chateado ou com raiva. Se você construir todas as coisas dentro de você com muito carinho e amor vai contaminar o mal com as emoções positivas". 

 

Miriam Boffo
Departamento de Saúde do Servidor