Diálogos Sociais

Os diálogos sociais são espaços de mediação social não institucionalizados que possibilitam o consenso entre a Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), os movimentos sociais, as organizações da sociedade civil e demais cidadãos interessados, nos quais a comunicação permite aos indivíduos realizarem a co-criação de soluções concretas para as demandas apresentadas.

Além das instâncias e instrumentos formais, os órgãos e entidades da Prefeitura Municipal de São Paulo podem promover outros formatos de encontros que tornem possível a colaboração, a troca de experiências e incidência dos cidadãos nas políticas públicas.


>>>2023<<<

DIÁLOGOS SOCIAIS AGENDADOS

>>> Até o presente momento, a Secretaria Municipal de Gestão não tem diálogos agendados <<<

DIÁLOGOS SOCIAIS REALIZADOS

>>> Até o presente momento, a Secretaria Municipal de Gestão não tem diálogos realizados<<<

>>>2022<<<

>>> A Secretaria Municipal de Gestão não realizou nenhum diálogo aberto em 2022 <<<


Entre 2014 e 2021, a Secretaria Municipal de Gestão não realizou encontros com a sociedade civil. 


Com o apoio da Controladoria Geral do Município a antiga Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão - Sempla  (atual Secretaria de Gestão) realizou dois Cafés Hacker.

O que é o Café Hacker?

Trata-se de encontros periódicos realizados pela Prefeitura de São Paulo em que ela convida a sociedade civil para discutir a disponibilização de dados abertos, transparência de gestão, participação social na Administração, dados e informações sobre políticas públicas, além do funcionamento de sites do município.

A iniciativa é uma parceria da Controladoria Geral do Município (CGM) com diversas secretarias e órgãos públicos municipais. Acesse o site para obter mais informações e visualizar os vídeos de edições anteriores.


Edições que Sempla participou

09/10/2013 – Café Hacker sobre a criação do site Planeja Sampa
Local
: Edifício Matarazzo – Sede da Prefeitura

O encontro discutiu a primeira fase de criação do site. Participaram membros das secretarias de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEMPLA), de Desenvolvimento Urbano (SMDU), da Controladoria Geral do Município e membros da sociedade civil como GPOPAI-USP, Rede Nossa São Paulo, Open Knowledge Foundation, Associação dos Especialistas em Políticas Públicas do Estado de São Paulo – AEPPSP, Plone Foundation, Transparência Hacker, dentre outros.

Os participantes puderam conhecer as primeiras etapas realizadas e questionar sobre os próximos passos. Um dos fatores mais elogiados foi a preocupação da Administração em tornar a navegabilidade do site atrativa para o munícipe e o esforço em facilitar a busca de dados. Outro ponto considerado positivo foi a possibilidade de compartilhamento das informações nas redes sociais como Facebook e Twitter, devido a possibilidade de monitoramento e divulgação das questões por um número ilimitado de pessoas, enriquecendo assim a participação e a colaboração no processo de construção do planejamento e orçamento da cidade.


22/01/2014 - Café Hacker sobre a segunda fase do site Planeja Sampa e o sistema de monitoramento do Programa de Metas
Local:
Auditório da biblioteca Mário de Andrade

O 2º Café Hacker do Planeja Sampa discutiu fase de monitoramento do Programa de Metas. Mais de 80 pessoas, de diferentes segmentos sociais e diversos órgãos públicos, participaram do evento, o qual também recebeu grande número de contribuições on-line durante sua realização.

A audiência foi integrada por programadores, pesquisadores, membros de organizações ligadas a dados abertos e softwares livres, conselheiros municipais de diferentes pontos da cidade, parlamentares, representantes de subprefeituras, de instituições - como a Prodam - e de outras secretarias, além da Sempla e da Controladoria Geral do Município (CGM), que promoveram o evento. Essa diversidade de público permitiu que, ao lado de contribuições de técnicos, os usuários, ’leigos’, dessem importantes sugestões para deixar o Planeja Sampa mais amigável para pessoas pouco habituadas a lidar com computadores e com a Internet.