Prefeitura lança edital para Prêmio de Melhores Práticas de Estágio

Até dia 5 de agosto, estagiários da Prefeitura de São Paulo poderão inscrever seus projetos de melhorias e inovação da Administração Municipal

A Secretaria Municipal de Gestão – SEGES, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, lançou hoje (12/07), durante o primeiro dia do IV Congresso do Programa de Estágios, a 11ª Edição do Prêmio As Melhores Práticas de Estágio na PMSP.

O evento, que aconteceu de forma online, abordou o tema Inovação no Setor Público e contou com a participação da Secretária de Gestão, Marcela Arruda; da Secretária Adjunta de Gestão, Regina Pacheco; do Supervisor de Atendimento à Administração Pública – CIEE, Fábio Gaeta; coordenadores e supervisores de estágio; e estagiários das diversas pastas da Prefeitura.

Em sua fala, Gaeta, que já foi um estagiário na Prefeitura de São Paulo, reforçou a importância da parceria entre CIEE e PMSP, no sentido de proporcionar mais oportunidades para os estudantes aprenderem e conseguirem seu espaço no mercado de trabalho. “O prêmio, que é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, permite que os estagiários desenvolvam conhecimentos e proponham melhorias e ideias que inovam os processos de trabalho”.

Regina destacou que o estágio na Prefeitura de São Paulo é, além de uma excelente oportunidade para o estudante aprender e receber feedbacks, um momento para desenvolver seu lado humano. “Trabalhar aqui [na Prefeitura de São Paulo] tem uma motivação muito grande: a possibilidade de trazer mudanças para o serviço público - ajudar a cidade a ser mais humana e ser mais humano também na prestação dos serviços ao cidadão”.

Marcela Arruda, ao final do evento, salientou a importância de ter jovens chegando na Prefeitura, pois trazem novos conhecimentos e um olhar especial para a Administração Municipal. A secretária também afirmou que a Prefeitura tem o objetivo de investir ainda mais no programa de estágio. “Queremos capacitar os estagiários para serem os próximos gestores da PMSP”.

 

 Premiação

O Prêmio As Melhores Práticas de Estágio, criado em 2006 pela Coordenação Geral de Estágios, da Coordenadoria de Gestão de Pessoas – COGEP, tem o objetivo de reconhecer e premiar iniciativas que melhorem a qualidade dos serviços prestados à população, e que agreguem valor às atividades realizadas na Administração. Além disso, o prêmio é responsável por integrar ainda mais os estagiários no desenvolvimento de políticas públicas, permitindo que apliquem os conhecimentos adquiridos na Universidade.

Serão premiados até 8 trabalhos, sendo 4 na modalidade individual e 4 na modalidade em grupo. Todos receberão certificados e um prêmio em dinheiro, conforme sua colocação final. Os estagiários concorrem a prêmios em dinheiro, nas modalidades individual e em grupo. O valor total da premiação é de R$ 18 mil.

Os estagiários lotados nas secretarias e subprefeituras do município poderão realizar a pré-inscrição até dia 5 de agosto. O período para a entrega dos projetos é de 15/08 até 16/09. Todas as regras estão disponíveis no Edital nº 01/COGEP/2022. Clique aqui para acessar.

A pré-inscrição será feita exclusivamente pela internet por meio dos formulários de inscrições disponíveis nos links abaixo:

Modalidade individual: forms.gle/ypCftBWjXUFfozrG7

Modalidade em grupo: forms.gle/Nn7TxachqwxpEshVA

 

Programa de Estágio na Prefeitura

O Programa de Estágio na Prefeitura de São Paulo existe desde 1976 e, atualmente, é regulamentado pela Lei Federal nº 11.788/08 e Decreto nº 56.760/16. Atualmente, a Prefeitura tem 4.479 estagiários, entre os níveis médio e superior.

Desde que o Prêmio foi instituído, em 2010, foram mais de 800 projetos inscritos. As áreas da Educação, Saúde, Jurídica e de Arquitetura e Urbanismo são as que mais oferecem vagas de estágio.