COGESS promove formação de saúde vocal para professores

Curso orienta sobre uso da voz no ambiente de trabalho, cuidados, articulação e expressividade

Thelma Souza, fonoaudióloga na COGESS, durante capacitação

 

Cuidar da voz é indispensável, principalmente quando ela é um dos principais instrumentos de trabalho. É por meio da voz que professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escola se comunicam e transmitem o conhecimento em sala de aula. Pensando em como promover a saúde vocal destes profissionais, com orientações precisas de cuidados, articulação e expressividade, a Coordenação de Gestão de Saúde do Servidor, da Secretaria de Gestão, em parceria com a EMASP, promoveu o primeiro (de três) encontros sobre o bem-estar vocal do professor.

A capacitação, em modalidade semipresencial, é ministrada por Thelma Souza, fonoaudióloga na COGESS, e abordou o Programa Municipal de Saúde Vocal, instituído pela Lei nº 13.778 de 11 de fevereiro de 2004. Os outros encontros trarão, ainda, exercícios de relaxamento, respiração e aquecimento vocal.

De acordo com Thelma, a prevenção é a melhor forma de cuidar da voz. “A ideia não é fazer uma readaptação com os participantes, mas sim uma ação de prevenção e de conscientização, para que os professores e demais profissionais da educação cuidem mais de si, que tenham esse olhar de cuidado com a voz”, explica a fonoaudióloga.

Sobre o curso
Promovendo o Bem-Estar Vocal do Professor é uma formação semipresencial oferecida aos profissionais da educação (professores, coordenadores pedagógicos, diretores e auxiliares). Os inscritos terão mais duas aulas presenciais e carga horária em conteúdo EAD.