Secretaria de Gestão promove prática para bem-estar do servidor durante o trabalho

Prática do Lian Gong em 18 Terapias trata e previne estresse, dores osteomusculares, de cabeça, entre outras

 

A COGESS – Coordenação de Gestão de Saúde do Servidor, da Secretaria de Gestão, em parceria com a Secretaria da Saúde, promove o Programa de Promoção à Saúde com Práticas Integrativas e Complementares – PROSPIC. Com exercícios que melhoram a postura, previnem e tratam dores musculares, a primeira atividade adotada pelo Programa é o Lian Gong em 18 terapias, prática corporal elaborada pelo Dr. Zhuang Yuan, na década de 70.

“O objetivo é promover ações para a adoção de uma cultura de saúde no trabalho na Prefeitura de São Paulo, promovendo o bem-estar físico e mental, refletindo na qualidade de vida dos servidores”, afirma a Assistente de Gestão de Políticas Públicas Carmen Cristovam da Silva Oliveira, coordenadora do PROSPIC. Carmen foi a idealizadora do Projeto e trabalha, com apoio da equipe do PROSPIC, com a estratégia de ampliação do programa, com a disseminação do conhecimento, formação de novos instrutores, além das aulas nas áreas que já contam com o Programa.

Cada aula tem 30 minutos de duração. Os exercícios que favorecem a respiração, alongamento da musculatura e estimulam a produção do líquido sinovial – que tem a função de lubrificar as articulações. Segundo Carmem, nosso corpo pode produzir seu próprio remédio, apenas precisa ser estimulado. Aumentar a lubrificação das articulações pode prevenir inflamações e dores no futuro.

Valéria Pugliese, coordenadora da COGESS, afirma que práticas como essa podem contribuir para a diminuição de doenças relacionadas ao trabalho, melhorando o ambiente organizacional. De acordo com dados da Coordenação, em novembro de 2018, cerca de 800 servidores já praticam o Lian Gong. “O trabalho está sendo implementado gradativamente, de acordo com as características funcionais de cada local”, explica Valéria. Além da secretaria de Gestão, já aderiram ao Programa as Pastas de Educação; Segurança Urbana; Saúde; Esportes; Assistência Social; a Subprefeitura Regional de São Mateus; e o Hospital do Servidor Público Municipal, somando 65 unidades da PMSP.

Fernando Sugano, secretário executivo adjunto da SG, apoia o Projeto e reforça que o objetivo é que a prática chegue a toda Prefeitura. “Investir em bem-estar no ambiente de trabalho é uma iniciativa indispensável para uma gestão de sucesso. Melhorar a qualidade de vida no trabalho não depende apenas das mudanças promovidas pela Prefeitura, mas também das atitudes das pessoas. Todos juntos temos muito a ganhar com este projeto”, afirma. As primeiras pesquisas realizadas com a inserção do Lian Gong mostram que 31% dos participantes se sentiram mais dispostos para atividades de lazer; e 27% consideram que dormem melhor, após o início da atividade.

Para mais informações, acesse: www.prefeitura.sp.gov.br/prospic