Programa de Metas é tema de curso na Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo

O encontro discutiu a relevância do Programa como instrumento de controle social e transparência na cidade de São Paulo

 

Da esquerda para a direita, os instrutores: Raissa Gambi, Antouan Monteiro, Thaís Brianezi e Isabella Orcioli | Foto: Ana Teixeira
 

Nesta quarta-feira (31), a EMASP concluiu a primeira do curso Programa de Metas do Município de São Paulo: Fortalecimento da Cultura Institucional de Planejamento, Transparência e Controle Social, com a participação de servidores e membros da sociedade civil.

Ministrada pela equipe da Coordenadoria de Estratégias de Gestão - COEGE, responsável pelo Programa, a capacitação abordou os aspectos legais, históricos e metodológicos do Programa de Metas (2017-2020), destacando a prestação de contas à sociedade e a importância da transparência com relação aos dados disponibilizados à sociedade civil.

De acordo com Raissa Gambi, APPGG e uma das instrutoras do curso, a transparência e o fornecimento de dados por parte do governo gera capacidades institucionais melhores. A instrutora explica que o Programa de Metas é uma ferramenta de controle social muito importante. “A população precisa se apropriar desse instrumento, porque só assim é possível cobrar os resultados do prefeito acerca do cumprimento das metas estabelecidas”, afirma Raissa.

Durante a formação, foram analisados, de forma geral, os três Programas de Metas que a cidade de São Paulo já teve: 2009-2012; 2013-2016; e o atual, 2017-2020, e como eles evoluíram ao longo dos anos. “Quando olhamos desde o primeiro programa, vemos um avanço quanto à divulgação de dados”, explica a APPGG.

Na oportunidade, foi apresentado o PlanejaSampa, plataforma online que permite à sociedade acompanhar, semestralmente, se e como a Prefeitura de São Paulo está cumprindo os compromissos pactuados no Programa de Metas 2017-2020. Lá estão disponíveis todas as metas, projetos e linhas de ação que devem ser realizados até o final do governo, com Relatórios de Execução Anual e Resumos Executivos disponíveis para consulta.

 

+ Quer participar? Outras três turmas do curso estão previstas para 2018. Acompanhe a programação da EMASP para ficar por dentro da abertura de novas vagas.