Como acompanhar as ações do Programa de Metas?

O PlanejaSampa reúne informações sobre as metas, projetos e linhas de ações previsa no Programa de Metas. Saiba como consulta-lo!

 


Todo cidadão pode acompanhar o andamento das ações estabelecidas pelo Programa. Basta acessar o PlanejaSampa, que disponibiliza o status de todas as metas, projetos e linhas de ação, com o relatório anual e dados semestrais.
Segundo Bruno Shibata, secretário-executivo adjunto da SMG, o PlanejaSampa reúne dados recebidos diretamente da Secretaria responsável por cada projeto. Ao acessar o site, o munícipe deve olhar a meta e o projeto relacionado a ela, para ter a dimensão correta de seu andamento.

Entenda o Programa de Metas


O Programa de Metas 2017-2020 conta com 53 metas, que são amparadas por 71 projetos, que por sua vez se dividem em 487 linhas de ação.

Metas são objetivos que a gestão deseja alcançar. De maneira geral, as metas têm caráter finalístico, ou seja, referem-se ao impacto que determinada ação terá, ao ganho que ela traz para a população;
Projetos são um conjunto de Linhas de Ação que, de maneira integrada, contribuem para resolver um mesmo problema ou atuar sobre um mesmo tema;

Linhas de Ação são compromissos que representam entregas concretas à população e que contribuem, direta ou indiretamente, para se alcançar o impacto desejado com a Meta. Aqui estão definidas as construções, parcerias capacitação, intervenções urbanas, entre outras.

Exemplo:
META - Aumentar a cobertura da atenção primária à saúde para 70% na cidade de São Paulo

Como?
Por meio dos três PROJETOS associados à META:

Amplia Saúde
Viver Mais e Melhor
Vida Urgente


Cada projeto reúne um grupo de LINHAS DE AÇÃO:

• Entregar 2 novos hospitais, na perspectiva de constituição das Redes de Atenção à Saúde

• Entregar 14 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), na perspectiva da constituição das Redes de Atenção à Saúde (RAS).
Os exemplos acima são entregas concretas que contribuem para atingir o resultado da META.

Como encontrar resultados de cada Meta no Planeja Sampa?

Dentro do PlanejaSampa já estão dispostos os primeiros resultados do andamento do Programa de Metas, com dados referentes a 2017. Algumas metas são medidas por INDICADORES cuja periodicidade de divulgação é maior (por exemplo, metas da Educação vinculadas ao Ideb, que é divulgado a cada dois anos, apenas). Nesses casos, em que os dados ainda não estão disponíveis, está indicado quando acontecerá a apuração e a divulgação dos dados.
É importante lembrar que isso não significa que neste primeiro ano de gestão a Prefeitura não tenha feito ações que contribuirão para o atingimento das metas. O acompanhamento dessas entregas se dá no nível dos MARCOS ou INDICADORES associados às LINHAS DE AÇÃO dos PROJETOS associados àquela meta. Em 2017, das 487 linhas de ação do Programa de Metas, 30 foram concluídas e 157 já tiveram entregas mensuradas e divulgadas. Para as 300 restantes, houve um avanço no compromisso: informamos no Planeja Sampa o semestre em que essas outras entregas acontecerão.

O que são indicadores?
São dados utilizados para medir a situação atual de uma determinada realidade e acompanhar a sua transformação. Eles são geralmente traduzidos por números de medição contínua, que mudam ao longo do tempo. Por exemplo: cobertura de atenção primária à saúde, taxa de mortalidade infantil, público frequentador das bibliotecas municipais.

O que são marcos?
São medidas únicas no tempo: entregas que acontecem apenas uma vez. Por exemplo: a criação de um novo sistema de informação ou a publicação de um decreto.