Prefeitura apresenta balanço do Plano de Metas com 81% de eficácia

Na manhã desta quarta-feira (26), o prefeito de São Paulo apresentou o resultado do Programa de Metas- Agenda 2012, que chega ao fim com índice de eficácia superior a 80%. Das 223 metas, 123 foram concluídas e outras 99 foram parcialmente entregues ou estão em andamento, sendo 34 delas com mais de 75% de execução. Entre as concluídas, 38 ultrapassaram seus objetivos iniciais e, das em andamento, 45 metas já beneficiam a população. Um exemplo é o programa Mãe Paulistana, que atingiu 97% de conclusão e realizou nos últimos quatro anos 2,8 milhões de consultas.

Já entre as concluídas, há ainda as que ultrapassaram a meta estabelecida. É o caso, por exemplo, da meta 4: Ampliar em dez unidades a rede de Assistência Médica Ambulatorial - AMA Especialidades. Foram criadas 14 novas unidades, atingindo 140% de execução. 

O prefeito ressaltou o empenho de sua equipe de governo na execução das metas. "Ficam as alegrias do que foi realizado, a certeza do dever cumprido", disse. "Isso significa um esforço extraordinário de uma equipe que deu o seu máximo para chegar a esse número de mais de 80% de eficácia no plano de metas", destacou. 

Segundo o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, o trabalho integrado entre as secretarias foi determinante para atingir o resultado. "O prefeito  foi o coordenador de todo esse processo. Sem perseverança, determinação e conduta, nenhum programa teria esses resultados. Além disso, todos os secretários souberam traduzir para as suas equipes a importância de uma gestão de resultados", disse. 

Instituído em 2009, o Programa de Metas da Cidade de São Paulo tornou-se um marco na administração pública no país, em que as conquistas da Agenda 2012 influenciam de forma direta e definitiva a população paulistana. Nos quatro anos de sua vigência, o programa manteve um sistema de monitoramento público que possibilitou a qualquer cidadão acompanhar, em tempo real, o andamento das 223 metas, garantindo transparência total de sua execução. Pela internet, no site www.agenda2012.com.br , é possível conferir as metas concluídas e os estágios de execução de cada uma delas.

 Destaques da Agenda 2012 

Entre os beneficiados da Agenda 2012 estão 68.397 famílias que passaram a ter endereço e viver com dignidade a partir de obras previstas na Meta 54: atender 60 mil famílias moradoras em favelas e loteamentos irregulares em áreas de mananciais. Marcos históricos da capital também foram contemplados pela Agenda 2012 como as reformas do Teatro Municipal - Meta 124, Biblioteca Mário de Andrade - Meta 125, Solar da Marquesa - Meta 127, e Casa Número 1 - Meta 128. 

Além disso, São Paulo ficou mais verde, com 39 novos parques - meta 51, e mais 230 km de ciclovias e ciclofaixas - meta 107, superada em 59% e, desta forma, melhorando a qualidade do ar da capital e aumentando a área permeável para evitar enchentes. 

Na Educação, destaques para as conclusões da Meta 16, que previa a implantação do ciclo de nove anos no Ensino Fundamental, e também da Meta 12, cujo objetivo era atender 100% das crianças cadastradas para vagas em creche, e que teve o volume de atendimento superado. Em dezembro de 2008, quando os dados para o estabelecimento das metas foram apurados, havia 62 mil crianças a espera de vagas em creches.

Hoje, São Paulo registra mais de 216 mil matrículas para esse público. "É o maior aumento que a cidade já teve, como também o maior aumento da história do país. São Paulo tem mais de 50% das suas crianças em creche, sendo que o Brasil inteiro atende a 23%. Lembrando que a meta nacional para 2020 é ter 50% das crianças atendidas, isso significa que a atual gestão entrega a cidade cumprindo essa meta com oito anos de antecedência", enfatizou o secretário municipal de Educação. 

O morador em situação de rua, idosos, jovens, crianças, mulheres, e as pessoas vulneráveis com risco de morte também foram contemplados com a criação de equipamentos como os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Clique aqui para conferir a apresentação do Balanço da Agenda 2012