Transformação Digital no Setor Público

Melhorias e inovação nos serviços oferecidos à população foram temas debatidos nos dias 14 e 15 de março

Durante dois dias, a Prefeitura de São Paulo realizou o ciclo de seminários de Educação Executiva em Transformação Digital para dois públicos estratégicos na Administração Pública, liderança e servidores que atentem à população. Mais de 200 pessoas, entre secretários municipais, subprefeitos, coordenadores e diretores de várias pastas participaram do evento organizado pela Secretaria Municipal de Gestão e Instituto AWS, em conjunto com a EMASP.

A programação contou com convidados internacionais, nacionais e do governo municipal de São Paulo, que abordaram os desafios da transformação digital e sua importância para tratar problemas públicos complexos, visando à melhoria dos serviços oferecidos para a população. O encontro presencial teve sessões interativas, incentivando o networking e a troca de experiências.

Realizado no âmbito do acordo de cooperação firmado em novembro de 2022 entre a Prefeitura Municipal e a AWS, o evento teve como principais objetivos aprofundar os conhecimentos sobre a Transformação Digital dos executivos da Prefeitura, apoiar as iniciativas em curso para a transformação digital do governo paulistano, além de apresentar as melhores práticas internacionais, nacionais e do município de São Paulo.

Para Marcela Arruda, secretária de Gestão, a parceria com a AWS é importante, pois pretende promover programas de aprendizagem, capacitando nossos servidores e também cidadãos, contribuindo para o aperfeiçoamento dos serviços prestados à população, além de ampliar os mecanismos de governança. “É fundamental que aproveitemos a janela de oportunidade que nos é trazida pela transformação digital e aproveitemos esta oportunidade para redesenhar e simplificar nossos processos e serviços, fazendo isso sempre com foco nas necessidades dos cidadãos e entregando serviços cada vez melhores”, declara Marcela.

GovExecEd e DigiGov

O ciclo do seminário de Transformação Digital foi dividido em duas frentes. O GovExcedEd foi destinado a secretários, secretários adjuntos, subprefeitos, chefes de gabinete e lideranças da Administração Indireta, do município de São Paulo. Foram debatidos conceitos, abordagens, melhores práticas e estratégias para que a transformação digital em governo seja bem-sucedida, destacando o papel dos líderes e agentes de transformação nas estratégias digitais.

No primeiro dia, Liam Maxwell, Diretor de Transformação Governamental da AWS, falou sobre como construir a resiliência em governos. Já o José Macedo, professor e diretor do InsightLa, da Universidade Federal do Ceará, deu dicas de como utilizar os dados para Programas Sociais, usando como exemplo o BigData Social. Participaram do painel sobre Problemas Públicos Complexos e Governança de Dados, André Tomiatto, coordenador na Secretaria da Fazenda, Manoel Dutra, presidente da Dama Brasil e José Macedo.

No segundo dia do GovExcedEd, Maria Inês Baque, líder de Transformação do Governo da América Latina, Canadá e Caribe (AWS), flou sobre como construir melhores serviços para os cidadãos. Roger González Pérez, subdirector de Tecnologia Digital da Prefeitura de Santiago de Cali, trouxe exemplos de inovação a serviço do cidadão, como ocorreu em Cali. O painel “O Governo como plataforma: Avançando o acesso aos serviços públicos” fechou o GovExcedEd e contou com a participação de Maurício Serpa, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Saúde, Daniella Marques Capalbo, assistente na Divisão de Insumos, Administração e Logística da Secretaria Municipal de Educação.

A secretária de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso, e Maria Inês Baque deram um panorama dos temas abordados e falaram sobre a importância dessas trocas de experiências entre os poderes públicos e privados, sempre buscando a eficiência e eficácia nos serviços prestados à população.

O DigiGov foi destinado, a dirigentes responsáveis pela entrega de serviços públicos do Município de São Paulo, dirigentes de equipamentos públicos e áreas territoriais das áreas de educação, saúde e assistência social. Aspectos concretos da transformação digital com foco na entrega de serviços públicos, destacando o papel dos líderes e suas equipes foram os temas discutidos no evento.

A construção de melhores serviços para os cidadãos também foi tema para o público presente no primeiro dia do DigiGov. Isabella Guzman Azcarate, líder de Transformação do Governo América Latina, Canada e Caribe (AWS), falou sobre o tema. Jessika Moreira, do Laboratório de inovação Iris, do estado do Ceará, e Cassio Silva, diretor de Serviços Profissionais (AWS) debateram a cultura organizacional e inovação no setor público. Regina Pacheco, secretária adjunta da Secretaria de Gestão e Rubem Saldanha, gerente de Programas da AWS fecharam a manhã com o resumo das atividades.

A capacitação, retenção de talentos e a cultura de inovação foram temas abordados por Mariana Oliveira, diretora Executiva de Educação da BRASCOM, Johann Dantas, presidente da Prodam, Renata Fencz, especialista em Inovação e Gerente de Soluções de Cliente (AWS). Também foram realizadas dinâmicas sobre inovação em Saúde, Assistência social e Educação, aplicadas por Jacson Venâncio de Barros, ex-diretor do DataSUS e Bruno Giannini, diretor de Educação da AWS.