Nova Modelagem da Secretaria Municipal de Gestão

Após a retomada como Secretaria Municipal de Gestão, a pasta passa por uma reorganização estrutural

Decreto nº 62.208/23, publicado hoje, dispõe sobre a reorganização da Secretaria Municipal de Gestão – SEGES, com o objetivo de atualizar sua modelagem organizacional e atribuições. 

A SEGES tem por finalidade formular e gerir as políticas municipais e os sistemas nelas inseridos, relativos ao desenvolvimento institucional, à gestão de pessoas, à saúde do servidor, à capacitação de profissionais e agentes públicos, à negociação permanente, aos suprimentos, à gestão documental, ao patrimônio imobiliário e à gestão da frota veicular, bem como propor, de maneira permanente, novas formas de estruturação dos órgãos municipais e executar atividades compatíveis e correlatas com a sua área de atuação. 

Com a reorganização, a pasta adequa sua estrutura para atendimento de demandas cada vez mais estratégicas da cidade de São Paulo.

Segundo a Secretária Municipal de Gestão, Marcela Arruda, “o papel da SEGES é o de atuar como órgão central das políticas comuns a toda a Administração Municipal. A atualização de suas unidades e atribuições constitui o marco legal para a continuidade e aprimoramento da execução de suas finalidades”.

A nova organização foi pensada e discutida entre as áreas da SEGES alinhada aos novos desafios da gestão pública e melhor eficiência dos fluxos internos.

Entre as novidades da nova estrutura destacamos: o detalhamento das atribuições relativas a controle interno; a institucionalização do papel estratégico do Arquivo Público Municipal, enquanto órgão central da política municipal de gestão documental – adequada perante os normativos federais; a consolidação dos eixos de atuação da Coordenadoria de Estudos e Gestão Estratégica - COEGE; estruturação da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação – COTIC, enquanto área estratégica para projetos em TIC e a reestruturação da EMASP, para fortalecimentos das ações formativas e tecnologias educacionais, entre outras. 

A Secretaria Municipal de Gestão terá a seguinte estrutura básica:

  • Gabinete;
  • Assessoria Jurídica - AJ;
  • Assessoria de Relação do Trabalho – ART;
  • Arquivo Público Municipal Jornalista Paulo Roberto Dutra - ARQUIP;
  • Coordenadoria de Administração e Finanças – CAF;
  • Coordenadoria de Estudos e Gestão Estratégica – COEGE;
  • Coordenadoria de Gestão de Bens e Serviços – COBES;
  • Coordenadoria de Gestão de Desenvolvimento Institucional – COGEDI;
  • Coordenadoria de Gestão do Patrimônio Imobiliário - CGPATRI;
  • Coordenadoria de Gestão de Pessoas - COGEP;
  • Coordenadoria de Gestão de Saúde do Servidor – COGESS;
  • Coordenadoria de Parcerias com o Terceiro Setor – COPATS;
  • Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - COTIC e
  • Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo – EMASP

Colegiados vinculados

  • Comissão do Patrimônio Imobiliário do Município de São Paulo – CMPT e
  • Conselho Municipal das Escolas de Governo – CONSEGOV