Artigo - Ações para a primeira infância

Confira o artigo escrito pelo Prefeito Ricardo Nunes sobre a primeira infância

 A Prefeitura de São Paulo tem feito uma grande ação em diversos setores para cuidar da primeira infância. Confira o artigo escrito pelo Prefeito Ricardo Nunes sobre a primeira infância:

“A Prefeitura de São Paulo tem avançado em várias frentes, nos mais variados setores. Mas um, em especial, mostra que temos caminhado a passos firmes e consistentes no rumo certo: a primeira infância.

Entre os avanços para essa faixa etária, um que me alegra profundamente diz respeito à criação de vagas em creche. E aí os números falam por si. Até 2016, a Prefeitura de São Paulo chegou a ter 80 mil crianças aguardando uma vaga. Hoje, pelo segundo ano consecutivo, não temos sequer uma criança que não tenha conseguido se matricular na cidade.

A importância da creche abrange múltiplos fatores. Não é apenas um lugar para deixar o filho para que a mãe possa trabalhar. Permite, por exemplo, que a criança tenha acesso à alimentação correta para o seu desenvolvimento, inclusive do cérebro, que vai definir funções cognitivas e até mesmo o caráter daquele futuro adulto. Há, ainda, a questão pedagógica, que vai nortear os rumos de aprendizado daquele estudante. E por aí vai.

Na área da saúde da primeira infância também temos avanços significativos. Realizamos recentemente a primeira cirurgia intrauterina na rede municipal, mesmo não cabendo ao município os atendimentos de alta complexidade. Tive a satisfação de poder acompanhar esse procedimento realizado ainda no quarto mês de gestação. Maior satisfação, contudo, veio com a notícia de que aquela criança nasceu perfeita, cinco meses depois.

Até 2016 tínhamos 20 hospitais na capital paulista. Hoje são 30. As UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) eram três, hoje são 23. Só no ano passado inauguramos 9. Ainda vamos fazer mais 15 UPAs até 2024. Conseguimos reduzir em 53% a gravidez de meninas de 14 anos para baixo, numa grande ação que mostra estarmos no caminho.

Nas últimas semanas incrementamos o Programa Mãe Paulistana, que presta atendimento às gestantes e, numa parceria inédita com a área da educação, chegamos ao ponto de permitir que a mãe, ainda com o bebê na barriga, escolha a creche em que quer matriculá-lo e reserve a sua vaga.

Tanto nos assuntos que dizem respeito à primeira infância como em todos os outros setores, uma obsessão desta gestão está na redução das desigualdades sociais. Vivemos numa cidade muito rica, de 12 milhões de habitantes, mas que 2 milhões deles estão classificados na linha da pobreza ou extrema pobreza. Isso não é aceitável e, para mudar esse quadro, só há um caminho: gerar autonomia e renda para todos.

Para isso, não temos poupado esforços em dar oportunidades. No ano passado, a cidade criou 336 mil empregos formais. A segunda colocada na geração de vagas foi a cidade do Rio de Janeiro, com 82 mil. O Rio tem a metade da população de São Paulo. Ainda assim, geramos quatro vezes mais empregos.

Ainda temos 800 mil desempregados, 11,5% da população ativa, e muito precisa ser feito para reduzir essa marca. Para isso, temos que incentivar os investimentos e trabalhar forte e firme na desburocratização para facilitar o empreendedorismo. Estamos caminhando para ter um ambiente cada vez mais fértil para o empreendedorismo. Na área de microempreendedores individuais, chegamos a 1,12 milhão de MEIs na cidade. Em 2017 eram 444 mil. Desses atuais, 55% têm a titularidade de mulheres.

Esses avanços certamente vão se refletir nos indicadores sociais. Ainda há muito a ser feito. Realizamos recentemente o Censo das Crianças em Situação de Rua e chegamos ao inaceitável número de 3.759 menores vivendo nessas condições. Não vamos esconder essa realidade embaixo do tapete: vamos usá-la para nortear nossas políticas públicas.

É assim que se faz: com transparência e determinação para transformar. E para isso vamos nos valer das mais respeitadas parcerias, como, por exemplo, com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Juntos somos mais fortes para vislumbrarmos o horizonte onde queremos chegar.”

Artigo publicado no Jornal O Estado de S. Paulo em 28/08/2022