Prefeitura divulga plano de ações para políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo

Gestão adere ao Portal de Compras Públicas, ferramenta que aproxima os pequenos negócios ao universo da administração municipal

A Prefeitura de São Paulo e o Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), apresentaram hoje, os resultados do Projeto Articuladores, que visa promover o empreendedorismo por meio de políticas públicas.

Para o prefeito Ricardo Nunes, poder gerar oportunidades para a população é um dos objetivos da administração municipal. “Com um auxílio, é possível que a pessoa progrida e vá para um caminho de se desenvolver e mostrar o seu potencial”, disse o prefeito.

O Plano de Ação da Prefeitura de São Paulo apresentado durante o evento conta com quatro eixos: Governança, Desburocratização, Inclusão Produtiva e Compras Governamentais, e foi elaborado com base em encontros realizados anteriormente. Alguns dos desafios são melhorar a conexão entre as subprefeituras e o empresariado local, descentralização e padronização dos atendimentos municipais, modernização e digitalização de processos, qualificação integrada com foco na inclusão digital, entre outros.

Clique aqui e veja todos os desafios apontados na visão dos atores locais na cidade de São Paulo.

A presença de Ricardo Nunes no evento concretizou a adesão da Prefeitura de São Paulo ao Portal de Compras Públicas, ferramenta que permite que os pequenos negócios se aproximem do universo de compras públicas. “Estamos muito entusiasmados em poder apoiar a promoção de políticas públicas que melhorem o ambiente de negócios. Trabalhar junto à Prefeitura de São Paulo é muito importante para alavancar as oportunidades, para que empreendedores da cidade possam gerar cada vez mais emprego e renda, de maneira sustentável”, afirma Wilson Poit, diretor superintendente do Sebrae-SP.

Para que as metas sejam alcançadas será criada uma rede de políticas públicas regionalizada envolvendo interação contínua com atores dos setores público e privado, além de ações de capacitação. “É muito significativo estar aqui para participar e ajudar na retomada econômica da cidade”, explicou Poit.

As ações são desenvolvidas majoritariamente por meio do Programa Consórcio Empreendedor, que tem por objetivo dar escala regional às políticas públicas de desenvolvimento de base empreendedora, por meio da integração de municípios, em prol da melhoria do ambiente de negócios.