Prefeitura lança pacote de incremento ao trabalho na administração municipal

Gestão vai convocar aprovados em concursos e ampliar oportunidades de trabalho para os jovens

A Prefeitura de São Paulo vai convocar cerca de 220 aprovados em concursos que estão aguardando nomeação nos cargos de AGPP (Assistente de Gestão de Políticas Públicas), Engenheiro (civil, florestal, do trabalho e agrônomo), arquiteto, geólogo e APPGG (Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental) para reforço da força de trabalho em diversas áreas críticas da Prefeitura.

Também está pronto para ser enviado à Câmara Municipal um Projeto de Lei que cria os programas de Residência Jurídica e de Gestão Pública e o Jovem Aprendiz no âmbito da administração municipal, com previsão de ofertar 1.350 vagas ao todo.

Essas medidas podem auxiliar os jovens a vivenciarem uma trilha de aprendizagem e prática em uma cronologia que se inicia como aprendiz, passa pelo estágio acadêmico, podendo chegar à residência em gestão pública ou jurídica, se optarem por essas áreas de conhecimento.

Mesmo não tendo a obrigação legal - como as empresas celetistas -, a Prefeitura entende que é necessário fazer a sua parte, criando um programa próprio de Jovem Aprendiz, possibilitando a contratação de jovens e adolescentes de 14 a 24 anos em situação de vulnerabilidade, matriculados na rede pública de ensino, em nível fundamental, médio regular ou médio técnico, inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA. Inicialmente serão abertas 1 mil vagas e receberão uma bolsa, além da formação técnico-profissional paralela.

O Programa de Residência em Gestão Pública terá, inicialmente, 200 vagas e é uma iniciativa pioneira que visa atrair jovens talentos para o setor público. Ambas as modalidades de residência, com duração de até dois anos, terão, além da prática, conteúdo teórico, fomentando a cultura da pesquisa e mentoria. Será o primeiro Programa de Residência em Gestão Pública com bolsa no país. A Procuradoria Geral do Município vai definir as atividades a serem desempenhadas pelo Residente Jurídico, com oferta de 150 vagas, e fará a gestão dos demais instrumentos de execução das atividades e de formação do programa.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos ficou em 29,8% ao fim de 2020. Houve alta de 6 pontos percentuais em relação a 2019. É a maior taxa anual da série histórica, iniciada em 2012.

ESTÁGIO

A Prefeitura homologou novo contrato para intermediação de estágios com o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, que venceu a licitação com redução de 64% na taxa paga por vaga preenchida - de R$ 12,33 para R$ 4,37. A previsão é que a gestão aumente a oferta atual de 7.837 para cerca de 12 mil vagas de estágio. Anualmente, é publicada uma portaria que define o número de vagas de acordo com o orçamento disponível em cada secretaria. As oportunidades são para alunos regularmente matriculados no ensino médio e superior, com carga horária de 4 horas diárias, perfazendo 20 horas semanais, e é remunerado por meio de bolsa-estágio.