Servidores participam de evento sobre prevenção do câncer de mama e comemoração ao mês do servidor

A Prefeitura iniciou o Dia do Servidor Público com várias ações de promoção à saúde e debates sobre prevenção ao câncer de mama e violência doméstica.

Promovido por um grupo intersecretarial da Prefeitura de São Paulo, o evento Mês do Servidor – Outubro Rosa abriu as comemorações do mês nesta terça-feira (8), na Praça das Artes. Ao longo do dia, foram realizadas várias atividades como palestra sobre o enfrentamento ao câncer de mama, prática integrativa Lian Gong, oficinas sobre sexualidade feminina, defesa pessoal, acroyoga, artesanato e turbante.

Na abertura, a secretária de Gestão, Malde Maria Vilas Boas, falou da importância de discussões sobre temas que afetam a saúde do servidor e ações de prevenções. “Encontros como esse demonstram um novo modelo de cuidado e promoção à saúde do servidor. O fato de várias secretarias estarem juntas aqui hoje mostra que o esforço é e deve ser coletivo e permanente.

Entendemos que ações de promoção à saúde devem ir além da perícia médica, deve ter um olhar atento para as pessoas, suas histórias e experiências”, disse.

O evento que contou, ainda, com a participação da comandante Geral da Guarda Civil Metropolitana Elza Paulina de Souza, do secretário da Pessoa com Deficiência Cid Torquato que falou sobre inclusão e ações desenvolvidas pela secretaria em benefício do servidor com alguma deficiência, como instalação de equipamentos de acessibilidade e da coordenadora da Área Técnica da Saúde da Mulher da Atenção Básica, Sandra Raquel, que citou as obras de reforma do 4º andar do Hospital do Servidor Público Municipal, onde será um ambulatório para a saúde das servidoras e que será inaugurado em breve.

Outubro Rosa

Este mês é conhecido pela campanha nacional de prevenção ao câncer de mama. O encontro trouxe o tema de maneira sensível e emocionante em uma roda de conversa. Foram feitos depoimentos de pessoas que tiveram a doença e das que vivenciaram todo processo próximo a algum parente, desde o momento que descobrem a doença, tratamentos, apoios e superações.

Participaram da roda de conversa Sandra Cristina, agente de apoio da Autarquia Hospitalar Municipal (AHM), Lúcia Mandel, técnica da Fundação para o Desenvolvimento da Educação, Monique Muller Reis Novacek, médica que atua na AMA Santa Cecília, Waldir Agnello, chefe de gabinete da Secretaria de Gestão, e Laura Santucci, diretora da Divisão de Epidemiologia e Informação da Coordenação de Gestão de Saúde do Servidor (COGESS), da SG.

Outros pontos da saúde do servidor também foram destaques no evento, como medições de glicemia, IMC, pressão, teste rápido de HIV, além de atendimento humanizado sobre violência doméstica pela equipe do Ônibus Lilás, da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.

O evento contou com a participação de duas atrações musicais, do Trio Ensemple da Fundação Theatro Municipal de São Paulo e da banda da Guarda Civil Municipal (GCM). Além da participação do inspetor da GCM, Luis Flávio Rodrigues, que falou sobre o Sp+ Segura, um aplicativo que é utilizado para avisar sobre ocorrências de falta de luz, queda de árvore, pichação, ou qualquer outro tipo de crime.

Agenda do Mês do Servidor – Outubro Rosa