Servidores participam de encontro sobre a implantação do SEI na Prefeitura de São Paulo

Palestra destacou a importância das escolas de governo para a eficiência do serviço público

Imagem da palestrante Dioni Santos, durante exposição no auditório

Palestrante Dioni Santos, assessora técnico-jurídica da Secretaria Municipal de Gestão – SG

“A administração pública é construída por pessoas, que pensam todos os dias em como avançar, e em como prestar um serviço cada vez melhor”. Foi com essa mensagem que Malde Vilas Bôas, secretária municipal de Gestão, abriu o encontro sobre educação corporativa e o processo de implantação do SEI na Prefeitura de São Paulo, que aconteceu nesta terça-feira (10). A palestra contou com servidores e autoridades de diversas secretarias municipais e, também, representantes do Governo do Estado de São Paulo.

A proposta do evento surgiu com base na pesquisa de mestrado da servidora Dioni Patrícia Alves dos Santos, assessora técnico-jurídica da Secretaria Municipal de Gestão – SG, com a finalidade de verificar se a capacitação oferecida pela Escola de Governo de fato contribui para a eficiência do serviço público. A pesquisa foi centrada em mostrar o papel da Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP na capacitação de servidores para a adequada operação do Sistema Eletrônico de Informação – SEI, no ano de 2018.

O SEI é um sistema interno da Prefeitura de São Paulo implementado em 2015 que assegura mais agilidade, economia e segurança, isso porque permite que a tramitação dos processos administrativos da Prefeitura ocorra integralmente em meio eletrônico. Daniel Annemberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia, destaca que a PMSP está chegando à marca de 100% dos novos processos em meio eletrônico e reconhece os desafios da implantação. “Não é fácil trazer para cá um sistema eletrônico, porque isso significa mexer com o dia-a-dia das pessoas, mas é importante que isso aconteça, tendo em vista a série de benefícios que ele pode trazer”, afirma Annemberg.

Desde a implantação do SEI, em 2015, a Secretaria de Gestão é responsável pela capacitação do corpo funcional da PMSP, para que a ferramenta seja usada da melhor forma possível. Segundo Dioni, o processo eletrônico permite que o servidor faça mais e melhor pelo município e, quando capacitado, se sente mais valorizado, empoderado, motivado e preparado para atuar.

Hoje, a EMASP é a Escola de Governo que atende 100% da demanda de capacitação para uso do Sistema Eletrônico de Informações na cidade de São Paulo, com duas turmas modulares, uma intensiva e de formação de multiplicadores (para os servidores que se interessam em atuar como educadores institucionais na escola).