SECRETARIAS DE GESTÃO E DE ESPORTE PROMOVEM ENCONTRO PARA PROMOÇÃO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS

 A Secretaria Municipal de Gestão (SG), por meio da Coordenação de Gestão de Saúde do Servidor (COGESS), em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) realizou na tarde desta terça-feira, 27, no Centro Esportivo Mané Garrincha, o primeiro encontro para as supervisões dos instrutores de Lian Gong em 18 Terapias do Programa de Promoção à Saúde com Práticas Integrativas e Complementares – PROSPIC. O objetivo do encontro foi propiciar aos instrutores a atualização e esclarecimento de dúvidas dos exercícios, garantindo a qualidade de ensino aos profissionais que estão atuando com a prática em diversas áreas de trabalho na PMSP.

O evento contou com a presença de grandes referências da prática da Medicina Chinesa Lian Gong em 18 Terapias, como os professores Jaime Kuk – com mais de 29 anos de experiência no ensino de Práticas Corporais Terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa e de Tai Ji Quan estilo Yang e estilo Chen; e José Paulo dos Santos, da Unidade de Medicinas Tradicionais Centro - UMTC - Secretaria Municipal da Saúde; bem como os coordenadores da SEME, a profª Carolina Anacleto e Márcio Issa. Também estiveram presentes representantes da Secretaria de Gestão, Dr. Hélio Mitsuru Iha, da Secretaria de Educação, Marcia Helena Matsushita e da Secretaria de Segurança Urbana, Martha Evely Theófilo.

Hélio Mitsuru Iha, diretor da Divisão de Promoção à Saúde da COGESS, agradeceu aos presentes e a parceria, divulgação e ação multiplicadora desta prática pelos instrutores do PROSPIC. Na fala, o diretor ressaltou ainda, a importância da Prática Integrativa na abordagem preventiva e de promoção de doenças que, em muitos casos é até mesmo curativa dos agravos à saúde, proporcionando o bem-estar dos funcionários no seu ambiente de trabalho.

O Lian Gong em 18 Terapias é uma prática corporal criada na década de 1970 pelo médico chinês ortopedista Dr. Zhuang Yuan Ming. A prática propicia o tratamento e prevenção de dores no corpo como: regiões do pescoço, ombros, lombar, glúteos, pernas, articulações doloridas das extremidades, tenossinovites, desordens funcionais dos órgãos internos e ajuda na circulação do sangue, dissolve aderências e inflamações dos tendões, restaura a movimentação natural, melhorando a resistência e a vitalidade do organismo, fortalecimento dos pulmões e coração.