SECRETARIA DE GESTÃO PROMOVE ENCONTRO DE PREGOEIROS DA PREFEITURA DE SÃO PAULO

Capacitação, valorização e atualização da carreira foram os principais objetivos do evento, que reuniu servidores das secretarias, subprefeituras e Empresas municipais

Da esquerda para a direita: Rita Joyanovic, coordenadora de Compras Eletrônicas da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Governo do Estado de São Paulo; Malde Vilas Boas, secretária municipal de Gestão; e Gustavo Ungaro, controlador Geral do Município

Da esquerda para a direita: Rita Joyanovic, Malde Vilas Boas, e Gustavo Ungaro

 

“Estamos aqui para promover o apoio ao pregoeiro, a troca de experiências e informações, entendendo a complexidade do papel do pregoeiro e colocando a Secretaria de Gestão à disposição para ajuda-lo a desempenhar o seu trabalho”, resumiu a secretária municipal de Gestão - SG, Malde Vilas Bôas, ao dar boas-vindas aos mais de 100 pregoeiros, que participaram do 1º Encontro de Pregoeiros da Prefeitura de São Paulo. O evento, promovido pela Coordenadoria de Gestão de Bens e Serviços – COBES/SG, em parceria com a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Governo do Estado, aconteceu nesta quarta-feira (21).

Gustavo Ungaro, controlador Geral do Município, reforçou a importância deste encontro e o trabalho do pregoeiro. Segundo ele, buscar referências já existentes promove mais segurança, e até mesmo, economia nos processos licitatórios. “Determinada unidade gastava cerca de R$ 7 milhões com o serviço de limpeza. Após pesquisa e novo pregão a unidade economizou 47% deste gasto. Isso mostra a importância de buscar a referência de preço em outros órgãos competentes”, explicou o controlador, utilizando um exemplo em que a Controladoria ajudou a identificar o potencial de economia do processo licitatório. Segundo ele, a Controladoria Geral do Município pode prestar consultoria quanto à regularidade do procedimento, checar precedentes e servir como um “farol para o gestor” correr menos riscos nas operações.

“A missão do pregoeiro é gigante”, afirmou Rita Joyanovic, coordenadora de Compras Eletrônicas da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Governo do Estado de São Paulo. Concordando com os pontos levantados pelo controlador, Rita apresentou o sistema BEC - Bolsa Eletrônica de Compras do Estado de São Paulo, afirmando que espera que deste encontro saia propostas de melhorias para o sistema, que é considerado o mais completo do País. “A ferramenta é utilizada por mais de 80 órgãos, incluindo o Governo Federal. Então, apesar de ser bem completa, a ferramenta busca constante atualização para o atendimento mais assertivo na ponta”, afirmou.

Também do Governo do Estado, Sheila dos Santos Silva, palestrante do evento, explicou como funciona o sistema BEC em ambiente de treinamento. A palestrante mostrou o passo-a-passo da plataforma e como a ferramenta pode facilitar o trabalho do pregoeiro.

Cursos e capacitações
A EMASP, em parceria com COBES, ofertará cursos específicos para pregoeiros e servidores que atuam com compras e licitações, a partir do segundo semestre de 2019. São eles: Aspectos principais da elaboração de ata de registro de preços; Aspectos principais da pesquisa de preços; Aspectos principais da elaboração de termos de referencia; e Formação de Pregoeiros. Acompanhe a agenda da Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo.

Priscila Vivarelli Cruvinel de Souza, coordenadora da COBES, colocou a área à disposição para esclarecer dúvidas e orientar pregoeiros nos processos licitatórios.