PROGRAMA GESTORES DA ECONOMIA REDUZ CUSTOS EM R$ 254 MILHÕES

 Menos 69% de gastos com telefonia; redução de 51% dos custos em transportes e passagens áreas e diárias; e 30% em material de escritório. Estes foram alguns dos resultados alcançados em junho, segundo balanço do Gestores da Economia. A soma desta economia já atingiu R$ 254 milhões, desde a implementação do programa, em janeiro de 2017.
“Esta é uma ação acompanhada de perto pela Secretaria de Gestão e o prefeito Bruno Covas. O impacto desta economia reflete no orçamento da cidade e deve ser constante”, explica Malde Vilas Boas, secretária municipal de Gestão. Segundo ela, o sucesso do programa está diretamente relacionado ao acompanhamento realizado pelos Gestores, que são pontos focais presentes em todas as pastas.

O balanço do projeto é realizado mensalmente e permite monitorar as áreas que tiveram maiores reduções e áreas que precisam de atenção, como água e energia, por exemplo, que registraram, de janeiro a junho de 2019, um aumento de custo em 22% e 13%, respectivamente. O acompanhamento mensal é importante por diversas razões, permite o controle orçamentário para cada área; a identificação de picos ou quedas de gastos, como meses de férias ou compras de abastecimento, que são periódicas; e a identificar problemas estruturais, como em canos e rede elétrica. “Ao perceber um aumento significativo de gastos em alguma área, o gestor da Unidade tem a responsabilidade de identificar a causa do problema e como solucionar. Os motivos de aumentos ou reduções de gastos são diferentes em cada unidade. Problemas com encanamentos, por exemplo, podem ser identificados com os dados do Programa.”, explica Priscila Vivarelli Cruvinel de Souza, coordenadoria de Gestão de Bens e Serviços – COBES, da Secretaria de Gestão.

 

Confira o relatório completo

Saiba mais sobre o Programa Gestores da Economia