COGESS promove Capacitação de Gestores em Saúde do Servidor

Curso tem o objetivo de melhorar a comunicação entre a Coordenação e os gestores, dar mais transparência às ações e reduzir erros administrativos

Foto do auditório da EMASP durante o curso. No palco, a instrutora Valéria Pugliese, coordenadora da COGESS

Foto: Pamela Viotto/ASCOM

 

A Coordenação de Gestão de Saúde do Servidor – COGESS, em parceria com a EMASP, promoveu a Capacitação de Gestores em Saúde do Servidor. O objetivo do curso é aperfeiçoar a comunicação entre os gestores da PMSP e a Coordenadoria, ampliando a visão sobre a saúde do servidor e procedimentos técnicos necessários às perícias médicas e concessão de licenças.

Diretrizes da política de medicina e segurança do trabalho; programas de prevenção, educação e promoção à saúde do servidor; coleta e análise de dados epidemiológicos e perícias médicas foram alguns dos temas abordados no primeiro dia de aula. “Tivemos uma interação muito rica com os participantes, o que demonstra que a demanda já existia. O curso, além de melhorar a comunicação entre a Coordenação e os gestores, dá mais transparência às ações e reduz erros administrativos”, disse a Dra. Valéria Pugliese, coordenadora da COGESS.

Dra. Valéria mostrou um panorama da normatização e protocolos técnicos que são à base do funcionamento e das atividades da COGESS. O conhecimento da legislação facilita a orientação e a independência do servidor responsável pela área de Recursos Humanos em sua Unidade. “É importante que o servidor conheça as regras e legislação que regem as atividades da COGESS. Saúde do servidor é de interesse de todos”, afirma a coordenadora.

Durante o encontro, os servidores também tiveram acesso aos dados gerais sobre o número de licenças médicas na administração municipal e como o trabalho da COGESS está diminuindo o tempo de espera pelo agendamento de perícias, e, consequentemente o período de afastamento. “A média de dias de espera de agendamento de perícia de licença para tratamento de saúde caiu de 61 dias em 2016 para 38 em 2018, uma redução de 32%”, explica Dra. Valéria. Segundo ela, isso aconteceu após mudanças em algumas regras, que deu mais agilidade ao processo. Um exemplo é que licenças curtas de até três dias ou de até 15 dias concedidas via atestado em alguma unidade hospitalar pública não necessitam mais de perícia presencial.

De acordo com a doutora Valéria, aumentar a eficiência dos trabalhos junto aos servidores é uma das motivações para a realização do curso. A coordenadora explica, também, que a capacitação faz parte de um projeto mais amplo da COGESS, que visa a expandir as ações de promoção à saúde e melhoria das condições de trabalho dos servidores municipais.

Mais quatro encontros ainda estão previstos. Estará em pauta nos próximos eventos o papel das CIPAs; dados epidemiológicos; saúde mental e vocal; e readaptação funcional.

+ Saiba mais sobre a capacitação
+ Saiba mais sobre o trabalho da Coordenação de Gestão de Saúde do Servidor