SECRETARIA DE GESTÃO REALIZA EVENTO SOBRE POLÍTICA, SAÚDE E BEM-ESTAR DA MULHER

O encontro promoveu um panorama sobre o passado, presente e o futuro de políticas públicas para mulheres

Da esquerda para a direita: Mayra Gramani; Ana Cristina de Souza; Isabela Guimarães; e Maria Camila Florêncio | Foto: Roseli Andrade Pires/ASCOM

“Pensar em políticas públicas é nos tirar da situação em que estamos para conquistarmos nossos direitos”, afirmou Ana Cristina de Souza, coordenadora de políticas para mulheres da Secretaria de Direitos Humanos, durante a manhã de quinta-feira (21), no evento Só com Elas. Uma iniciativa da Secretaria de Gestão, o encontro reuniu servidoras da Prefeitura de São Paulo para um debate sobre questões de gênero e a posição da mulher na sociedade.

Ao lado de Isabela Guimarães, da Rede Feminista de Juristas; Mayra Gramani, advogada; com a mediação de Maria Camila Florêncio, analista de Políticas Públicas da Secretaria de Turismo; Ana Cristina explicou o trabalho da PMSP em ações voltadas unicamente para mulher. Segundo ela, a violência contra a mulher é só a ponta do iceberg de uma série de “agressões” que passam ignoradas pela cultura machista. É o caso de propagandas que objetificam o corpo da mulher, por exemplo.

O machismo é estrutural e vem sendo desconstruído ao longo do tempo. Um exemplo disso é as mudanças tardias em legislações, apresentadas por Mayra Gramani. Em uma brincadeira com o público, ela perguntou o ano em que algumas legislações consideradas antiquadas foram modificadas. “A virgindade da mulher parou de ser essencial no casamento apenas em 2002. Antes disso, o casamento poderia ser anulado pelo cônjuge, caso ele desconfiasse que a mulher não fosse mais virgem ao se casar”, explicou. Este foi apenas um dos exemplos que mostram que o debate acerca do papel da mulher na sociedade é muito recente.

O caminho é longo, mas algumas iniciativas mostram que estamos no caminho certo. Foi o que trouxe Isabela Guimarães, ao fazer um panorama para o futuro. Ela trouxe alguns exemplos de iniciativas que podem fazer a diferença em longo prazo. Uma delas é trazer os homens para o debate. “É necessário entender certos privilégios. Não estamos aqui dizendo que homens não sofram com a cultura machista. Mas, eles têm um lugar privilegiado e devem utilizar isso para promover a igualdade de gênero”, exemplificou.

Malde Vilas Boas, secretária municipal de Gestão, reforçou a importância do evento e afirmou que a SG promoverá mais encontros como esse. “Nós somos responsáveis pelas mudanças. Aos poucos nos vamos conquistar nossos espaços”.

Saúde e bem-estar das servidoras

Exercícios de Lian Gong promovidos | Foto: Ana Carolina Teixeira/ASCOM

Para lembrar de cuidar do corpo e da mente, a segunda parte do evento foi dedicada à saúde e bem-estar. As participantes tiveram uma aula exclusiva de Lian Gong, prática da medicina tradicional chinesa em processo de implantação na Prefeitura de São Paulo, com aderência de várias secretarias e subprefeituras, coordenado por Carmen Oliveira, AGPP na Coordenação de Gestão de Saúde do Servidor – COGESS. E, também, de uma palestra sobre saúde da mulher, com a Dra. Sonia Monetti, especialista em ginecologia, obstetrícia e saúde do trabalhador, abordando todas as fases da vida da mulher.

Lucia Mandel, da Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE, conversou com as servidoras sobre como usar a mente a seu favor e trabalhar para que ela seja sua melhor amiga, principalmente nas decisões e fases mais difíceis da vida.

As servidoras também tiveram um momento de cuidar da autoestima: Kellen Soares, consultora de beleza; e Karina Abud, consultora de estilo pessoal; promoveram um espaço de automaquiagem e dicas como se vestir com liberdade, de acordo com o que faz bem para cada uma.

Cartilha da Mulher
No mês da mulher, a Prefeitura de São Paulo promove a Campanha Mulheres de São Paulo. Histórias inspiradoras de mulheres que mudaram suas histórias com o apoio de serviços oferecidos pela PMSP. Confira os serviços que o município de São Paulo oferece às mulheres. Acesse o site Mulheres de São Paulo e saiba mais.