Secretaria de Gestão promove integração de novos membros

O encontro trouxe como temas o Programa de Metas, as reestruturações e o perfil do serviço público

 

Nesta semana, a Secretaria de Gestão promoveu um encontro entre gestores e novos servidores, com o objetivo de apresentar a pasta e promover uma integração entre os mais recentes integrantes da equipe SMG.

O secretário Paulo Uebel abriu o evento dando um panorama geral da SMG, explicando o funcionamento da pasta, os principais desafios, e dando boas-vindas aos novos colaboradores.

Líderes da SMG apresentaram algumas das principais atividades e responsabilidades da Gestão. Maria Fernanda Alessio, coordenadora de Estratégias de Gestão da COEGE, explicou o Programa de Metas, qual a metodologia utilizada, os desafios, avanços, e o portal PlanejaSampa, em que é possível conferir e acompanhar a evolução de todas as metas, projetos e linhas de ação definidas pelo Programa. Segundo Maria Fernanda, um dos principais desafios está em explicar a estrutura do documento, que firma um compromisso importante entre o governo e a sociedade.

Durante o encontro, a coordenadora reforçou a importância da atualização dos dados no PlanejaSampa, e convidou os participantes a navegarem na plataforma e sugerirem melhorias.

Clique aqui para saber mais sobre o novo balanço do Programa de Metas 2017-2020.

Erika Marques, da coordenadoria de Gestão de Desenvolvimento Institucional - COGEDI, trouxe aos participantes informações sobre indicadores da Cidade de São Paulo, os principais dados, complexidades e desafios institucionais da Gestão. Erika também abordou as reestruturações realizadas em 2017 e 2018. “A reestruturação reorganiza a estrutura organizacional dos órgãos da Administração Pública Municipal Direta, Autarquias e Fundações. É feita a remodelagem das unidades administrativas e respectivas atribuições, bem como a adequação dos cargos de provimento em comissão”, explica. Na SMG, foram realizadas conversas com os coordenadores de cada área para identificar unidades que precisavam ser fortalecidas e aquelas que poderiam ser eliminadas, com o objetivo de apresentar maior eficiência nos processos e nos resultados. Com isso, foi alcançada a redução de 70% das unidades da pasta, além da diminuição de seis para quatro níveis hierárquicos na SMG.

Gerir pessoas é complexo e traz consigo uma série de desafios. Para tratar do assunto, Lucas Ambrózio Lopes, APPGG da coordenadoria de Gestão de Pessoas – COGEP, trouxe o perfil do serviço público, além de uma reflexão sobre a faixa etária média dos servidores da PMSP. Lopes destaca a importância das gerações Y e Z no serviço público, porque são novos talentos que estão chegando, e que a linguagem dessas gerações permite inovação.

Fernando Sugano, secretário Executivo Adjunto da SMG, encerrou a apresentação desejando boas-vindas, destacando a importância da interação entre as diferentes gerações na PMSP.