Prefeitura antecipa pagamento dos servidores municipais

26/10/2005 - Gestão Pública

A Prefeitura de São Paulo antecipa para esta quinta-feira (27/10) o pagamento dos servidores municipais, que normalmente seria feito no dia 31. Os que já formalizaram a abertura de conta-salário no Banco Itaú vão receber amanhã, já nas novas contas, e os que ainda não puderam formalizar a abertura receberão na sexta-feira, Dia do Funcionário Público, nas contas dos bancos antigos.

Mais de 170 mil servidores, ativos, inativos, pensionistas e das autarquias municipais, formalizaram suas novas contas no Banco Itaú, vencedor da licitação feita pela Prefeitura para prestação de serviços bancários. Este será o primeiro mês em que receberão já pelo novo banco.

“A antecipação do pagamento dará mais conforto aos servidores nesta transição, porque eles terão um tempo maior para ajustar seus compromissos”, disse o prefeito. Também é um reconhecimento à colaboração de todos os envolvidos no processo de transição, realizado em período curto.

Segundo a Secretaria de Gestão, cerca de 20 mil servidores ainda não formalizaram a abertura de conta-salário no novo banco. Estes receberão o pagamento, com a antecipação, na sexta-feira (28), lembrando que nestes casos, serão utilizadas as contas nas quais receberam o último pagamento.

Sexta-feira será ponto facultativo, mas os bancos estarão funcionando normalmente. Para maior tranqüilidade dos servidores, a Prefeitura acertou com o Banco Itaú a manutenção de agências abertas no próximo sábado, embora quem já tenha formalizado a abertura de conta-salário possa utilizar caixas eletrônicos e home bank.

Entre outros direitos conquistados pelos servidores com a mudança de banco estão a isenção de taxas em suas contas-salários e no uso de DOC ou TED para transferência de seus salários para conta em outro banco, se assim desejarem. Também gratuitamente poderão trocar a agência do Itaú em que sua nova conta-salário foi aberta.