Nova tecnologia garante transparência nas licitações da Prefeitura

01/12/2005 - Gestão Pública

O novo sistema permite o aumento do número de fornecedores e, por conseqüência, maior competição e menores preços nas compras e contratações da Prefeitura.

A partir de 1º de dezembro, no canal Compras, do portal da Prefeitura, os cidadãos e fornecedores da Prefeitura de São Paulo poderão se informar sobre todas as licitações para compras e contratações de todos os tipos no e-negocioscidadesp.

Desenvolvida em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, através do IMESP, esta moderna Tecnologia da Informação e Comunicação permite o aumento do número de fornecedores da Prefeitura e, por conseqüência, maior competição e menores preços nas compras e contratações.

“Todos os cidadãos terão possibilidade de participar de forma ampla, efetiva e constante da fiscalização dos procedimentos de todas as licitações do Município”, disse o secretário Municipal de Gestão.

Com o e-negocioscidadesp, acrescentou o secretário, “a Prefeitura de São Paulo dá transparência total a estas importantes informações públicas, reduzindo a burocracia, para obter a participação do maior número possível de interessados em licitações das administrações direta e indireta”.

Informação atualizada automaticamente

O novo sistema também simplifica a preparação das licitações, antes processadas em papel e digitadas nos controles. Utilizando-se de senhas, os órgãos públicos da administração direta e indireta, sociedades de economia mista e empresas públicas passam a preparar seus editais ali mesmo e podem programar a data de publicação obrigatória no Diário Oficial Cidade de São Paulo.

Quando editais são enviados para publicação, as informações da licitação são automaticamente colocadas à disposição dos cidadãos e fornecedores no e-negocioscidadesp. Se desejarem, os interessados em licitações podem se cadastrar para serem informados por e-mail na mesma hora que a nova informação aparecer no sistema, inclusive quando alguma licitação for atualizada.

Como facilita ao máximo e reduz o trabalho dos órgãos públicos na preparação dos editais, o sistema aceitará matérias para publicação no Diário Oficial da Cidade do dia seguinte somente até às 18h. As matérias do Gabinete do Prefeito, da Câmara Municipal, do Tribunal de Contas do Município e da Secretaria Municipal de Gestão serão aceitas até às 20h, como ocorria anteriormente.