SEMINÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE DO SERVIDOR - PROGRAMAÇÃO

23/11/2007 - Gestão

 

HORA 5/12/2007
8:00h Abertura da recepção, entrega de material
9:00h Sessão de abertura
9:30h “Promoção à Saúde como Agente de Envelhecimento Saudável”
  Ana Claúdia C. G. da Silva - Médica do Trabalho, Mestre e Doutoranda pela Faculdade de Medicina da USP. Há 5 anos trabalha com Promoção da Saúde, com foco em Educação Multidisciplinar. Assistente do Centro de Promoção da Saúde do Hospital das Clínicas, da FMUSP, e equipe: Alfredo Almeida Pina – Enfermeiro, Lara Natacci Cunha – Nutricionista, Marisa Accioly – Assistente Social, Leonildes Galasso – Socióloga
10:30h Intervalo para Café
11:00h “Programa de Preparação para a Aposentadoria do Departamento de Saúde do Servidor”
  Maria do Socorro Almeida de Araújo – Assistente Social, Especialista em Administração de RH, Educação e Saúde Pública e Gerontologia. Coordenadora do Setor de Educação e Saúde do DSS
11:30h “Clinica de Geronto-Geriatria do HSPM”
  Cecília Penha de Lima Venâncio – Fonoaudióloga da Clinica de Geronto-Geriatria do HSPM, Especialista em Programação Neurolinguistica pelo Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos, Mestranda em Fonoaudiologia pela PUC/SP
12:30h Intervalo para Almoço
  Envelhecimento:
13:30h "Aspectos Fisiológicos, Trabalho e Qualidade de Vida”
  Dr Omar Jaluul – Médico Assistente do Serviço de Geriatria do HC-FMUSP, Diretor da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - seção SP
14:30h “Aspectos Sociais da Melhor Idade”
  Irene Cruz Annes da Silva – Presidente do Grande Conselho Municipal do Idoso (biênio 2006-2007) e integrante do mesmo desde 2004, Jornalista, Coordenadora do Fórum Cidadão do Butantã. Atuando na área do envelhecimento há 10 anos.
15:30h Intervalo para Café
  “Aspectos Psicológicos - Fases da Vida”
16:00h Regina Sotto Maior – Psicóloga e Consultora Institucional, com experiência nas áreas de Gestão, Grupos e Desenvolvimento da Cultura Institucional. Consultora do Programa de AIDS Estadual.
HORA 6/12/2007
8:30h “Perspectivas e Projetos de Vida”
  Maria Antonietta Guerriero - Assistente Social, Mestre em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo / PUC-SP, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa do Envelhecimento do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia da PUC-SP, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SBGG/SP e da Associação Nacional de Gerontologia – ANG/SP.
9:30h “O Processo Envelhecimento e a Memória no Trabalho – Riscos e Adequações”
  Maria Lúcia Martuscelli Berger – Assistente Social, Especialista em Gerontologia Social, Mestre e Doutoranda em Saúde Pública, responsável pelas Oficinas de Memória para Idosos, da Universidade Aberta da Terceira Idade / USP.
10:30h Intervalo para Café
11:00h “Como a Reciclagem contribui para a Saúde e o Meio Ambiente"
  José Roberto Giosa – Economista e Jornalista, com Pós-Graduação em Marketing. Implantou o primeiro programa integrado de reciclagem do Brasil, o das latas de alumínio. Membro da Comissão Nacional de Reciclagem da Associação Brasileira do Alumínio. Foi Presidente da “Latasa”, por 11 anos.
12:30h Intervalo para Almoço
13:30h “Como está seu Coração? - Fatores de Risco”
  Maria Cristina de Oliveira Izar – Médica Cardiologista do DSS, Assistente-Doutor da disciplina de Cardiologia da UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo. Silvio Alves Barbosa – Médico Clínico do DSS, Médico–Assistente da Divisão de Eletrocardiologia do Instituto do Coração da USP – Universidade de São Paulo.
14:30h Intervalo para Café
15:00h “Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho”
  Ana Cristina Limongi França - Psicóloga, Mestre em Psicologia Social e Doutora em Administração. Professora na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo e Coordenadora da Fundação Instituto de Administração da FEA-USP. Conselheira Científica da Associação Brasileira de Qualidade de Vida.
16:00h "IPREM MELHOR IDADE”
  "Márcia Regina Moralez - Assistente Social e Advogada, Especialista em Saúde Pública, com experiência profissional nas áreas de RH, Saúde e Saúde do Trabalhador. Atual Superintendente do IPREM. Roseli Aparecida Ferreira - Pedagoga, Especialista em Metodologia e Didática de Ensino, Assessora da Superintendência do IPREM e Coordenadora do Pojeto "Iprem Melhor Idade"
17:00h “Oficina de Dança Folclórica do IPREM Melhor Idade”
  Sessão de Encerramento

Inscrições clique aqui.