Prefeitura de São Paulo enriquece merenda escolar da rede pública

28/11/2007 - Gestão

Além do leite em pó, três novos compostos serão incorporados ao cardápio das crianças


A Secretaria Municipal de Gestão irá comprar três novos produtos para ampliar as opções de cardápio da merenda escolar da rede pública de ensino de São Paulo. A partir de agora, além do leite em pó já oferecido às crianças, outros três compostos, com sabores diferentes, estão sendo incorporados como suporte nutricional: leite com chocolate, leite com chocolate tipo frapê e leite com café. Para isso, na próxima semana, serão adquiridas 300 toneladas, com investimento de R$ 5,6 milhões. Ao todo, serão beneficiadas 1,2 milhão de crianças.

Essa decisão, publicada no Diário Oficial da última sexta-feira (23.11), faz parte de uma série de medidas adotadas pela Prefeitura de São Paulo no sentido de investir na melhoria das condições de ensino na Capital. De acordo com nutricionistas, a possibilidade de alternar o cardápio da merenda escolar já vinha sendo estudada como forma de despertar maior interesse, satisfação e, sobretudo, qualidade na alimentação das crianças, tanto nas creches como nas escolas de ensino regular.

Os novos compostos serão servidos na merenda escolar até o final do ano letivo e também servirão para abastecer o início das aulas em 2008. Os três produtos destinam-se às crianças com idade entre 1 e 6 anos. Até 12 meses, é servido leite em pó que se aproxima do leite materno.


Programa de Alimentação Escolar

Nas escolas da rede pública da Capital, a merenda faz parte do Programa de Alimentação Escolar. A Prefeitura de São Paulo investe, anualmente, R$ 400 milhões na compra desses produtos, cujo objetivo é adotar uma política voltada para a promoção de uma alimentação saudável no ambiente escolar, o que vem motivando mudanças de maior impacto nos cardápios.

Dentre as principais alterações já implementadas no Programa de Alimentação Escolar, destacam-se:
· A introdução de alimentos que contribuem na redução da prevalência de anemia ferropriva, para crianças matriculadas nas creches, como as fórmulas infantis para crianças até 1 ano e o leite enriquecido com o mineral ferro para crianças de 1 à 6 anos;
· A introdução de alimentos integrais (pão e biscoito), ricos em fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino, na eliminação de gorduras e bactérias indesejáveis, prejudiciais ao organismo, e a introdução de queijos magros e iogurte;
· A oferta de uma alimentação escolar que contribuía para a redução da obesidade, com predominância de frutas e hortaliças, a redução de doces e retirada de biscoitos recheados (ricos em gorduras trans, nocivas á saúde);
· A oferta de uma alimentação escolar que evite a exposição dos alunos a práticas alimentares inadequadas e apóie  a adoção de práticas saudáveis: nutricionalmente equilibrada; higienicamente preparada;de temperatura, consistência, porcionamento e freqüência adequadas; fornecida em horários também adequados.

O Programa de Alimentação Escolar da Prefeitura de São Paulo proporciona uma melhor qualidade de vida para cerca de 10% da população do município de São Paulo, composta por crianças e adolescentes, ao desenvolver para elas uma política de segurança alimentar e nutricional. E isto significa, principalmente, uma melhoria na alimentação dos alunos que moram em regiões mais carentes.


Merenda Legal

Outra iniciativa adotada pela Prefeitura de São Paulo é o acompanhamento que os pais podem fazer do cardápio servido diariamente para as crianças nas escolas. O acesso a essas informações pode ser feito de duas maneiras: a distribuição de panfletos com o cardápio do mês e, por meio do portal da Prefeitura (www.prefeitura.sp.gov.br), no link do Merenda Legal, está disponível a composição diária do que é servido para as crianças.