Novo sistema marca a modernização na Gestão de Recursos Humanos da Prefeitura de São Paulo

16/05/2008 - Gestão


 

Tem início, neste mês de maio, a operação efetiva do Sistema Integrado de Gestão de Pessoas e Competências – SIGPEC, implantado pela Secretaria Municipal de Gestão (SMG), por meio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP), em parceria com a Prodam - Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município. 

A grande novidade é que, com a implantação do SIGPEC, todos os eventos referentes ao funcionalismo municipal são cadastrados em um único sistema integrado, que irá processar todos os dados relativos à gestão dos mais de 183 mil servidores, entre ativos, inativos e pensionistas da administração direta. Essa integração representa a base do processo de modernização na Gestão de Pessoas e Competências da Prefeitura Municipal de São Paulo.

O projeto tem o financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do PMAT – Programa de Modernização da Administração Tributária e Gestão dos Setores Sociais Básicos.

A adoção dessa nova ferramenta tecnológica vai proporcionar maior agilidade e eficiência ao gerenciamento de recursos humanos, com a simplificação dos procedimentos adotados anteriormente, facilitando o acesso às informações dos servidores.

Até então, o Departamento de Recursos Humanos da PMSP trabalhava com vários sistemas diferentes para manutenção das informações cadastrais do funcionalismo municipal, como ingresso, freqüência, pagamento de 1/3 de férias, contagem de tempo, além do gerenciamento do quadro de cargos. Esses sistemas alimentavam o FOPAG – sistema que gera a folha de pagamento. Mas, para o intercâmbio de informações entre eles, eram realizados procedimentos manuais.

Esse fracionamento de atividades gerava a redundância de informações nos diversos sistemas, prejudicando, ainda, a disponibilização rápida de dados precisos e a agilização de procedimentos para a obtenção de benefícios para o servidor, por exemplo. 

O SIGPEC também vai mudar significativamente as rotinas adotadas pelo Departamento de Saúde do Servidor (DSS), para o gerenciamento de licenças médicas, readaptações funcionais, acidentes de trabalho, aposentadorias e ações de promoção à saúde. Entre outros benefícios, com o SIGPEC, o agendamento de perícias médicas será feito on-line, eliminando as guias de licença médica manuais; a avaliação será cadastrada pelo médico em prontuário eletrônico, diretamente no Sistema, e sua conclusão disponibilizada às Unidades de RH dos servidores.

Além da integração, outro ponto importante é a segurança proporcionada pelo novo sistema, de acordo com as normas vigentes sobre sigilo e segurança de informações. Somente pessoas previamente autorizadas têm acesso ao SIGPEC, e é possível definir padrões de acesso diferenciados (restritos ou amplos), de acordo com o perfil do usuário e as necessidades de cada Unidade.

Abrangência
Essa mudança na atuação das unidades de gestão de recursos humanos terá reflexos diretos em toda a Administração Municipal, pela reorganização de todas as tarefas relacionadas à administração do pessoal e pela maior disponibilidade de informações aos gestores da Prefeitura.  Pelo sistema, é possível fazer consultas das mais variadas para o levantamento de estatísticas sobre o funcionalismo municipal.

Os servidores também serão beneficiados, pois o SIGPEC irá proporcionar um canal de comunicação menos burocrático para o levantamento de informações sobre sua vida funcional.
Na 2ª etapa de implantação do projeto, está prevista, entre outras ações, a criação de portais na internet com conteúdos específicos dirigidos aos gestores de recursos humanos, servidores e cidadãos. O Portal do Servidor, por exemplo, irá possibilitar o acesso dos servidores às suas informações pessoais para consultas on-line.

Implantação

O contrato com a empresa Techne Engenharia e Sistemas Ltda., vencedora da licitação para implantação do SIGPEC, foi assinado em 2006. Teve início, então, o processo de implantação do novo Sistema com a formação de equipes com profissionais experientes de diferentes divisões do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de São Paulo e da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município – PRODAM, assessorados por consultores da empresa responsável pelo Sistema.

Para adaptação do sistema às normas e necessidades da PMSP, foi feito um trabalho minucioso que contou com equipes específicas para administrar as seguintes áreas: Planejamento e Controle, Customização, que consiste na adequação das funcionalidades do sistema, com a elaboração de novas telas, campos e rotinas, layout, confecção de manuais etc; Migração de dados dos outros sistemas; Treinamento, Informações; e equipes especiais para Parametrização, ou seja, para estabelecer os parâmetros para a inserção dos dados cadastrais dos servidores no novo sistema, de acordo com as normas e legislação da PMSP.

Em fevereiro deste ano, após o processo de migração de dados, o SIGPEC entrou em operação paralela aos outros sistemas. Isto quer dizer que todos os cadastros feitos nos sistemas chamados de legados, foram feitos também no SIGPEC.  O processamento em paralelo teve por objetivo testar e validar os fluxos propostos, familiarizar os usuários com o novo sistema, sanar as dúvidas quanto aos processos de trabalho e corrigir problemas.

Integração de equipes
Para garantir a participação de todos os envolvidos nesse processo de mudança, a equipe do SIGPEC criou os Fóruns, fundamentais para manter os órgãos municipais informados sobre o andamento do projeto e engajar os profissionais das Unidades de Recursos Humanos (URH’s), das secretarias, e Supervisões de Gestão de Pessoas (SUGESP’s), das subprefeituras, na implantação do novo sistema integrado. Desde 2006, foram realizados 18 Fóruns com a participação assídua dos profissionais de RH de toda a Prefeitura.

Capacitação para operação do sistema
Para capacitar os funcionários da área de Recursos Humanos para trabalharem com o novo Sistema, foi realizado um mapeamento de todas as Unidades de RH, para identificar a demanda de servidores que necessitariam ser treinados em cada uma delas. Desde outubro de 2007, foram capacitados, aproximadamente, 600 servidores, nos diversos módulos de treinamento. Para aumentar a capacidade de treinamento e formar multiplicadores nas Unidades de RH, também foi criado o Curso de Formação de Instrutores em SIGPEC, que tem uma 1ª turma já formada e atuante.

Administração das mudanças
Hoje, todas as unidades de recursos humanos da PMSP estão trabalhando com o SIGPEC e o processo está numa fase de consolidação das mudanças. Para garantir o pleno desenvolvimento das novas atividades, a Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP), por meio da equipe do SIGPEC, formou grupos para atender à demanda por informações sobre a operação, regras, procedimentos e rotinas de produção do Sistema. Sem falar do trabalho contínuo de sensibilização e capacitação dos profissionais da área de Recursos Humanos. Está prevista, ainda, a criação de um Programa Permanente de Capacitação para o SIGPEC, em parceria com a Escola de Formação do Servidor Público Municipal.

Com a implantação em definitivo do SIGPEC, a Prodam - Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município - é responsável pelo gerenciamento do processamento, desenvolvimento e manutenção do Sistema.

 

 

Miriam Boffo
Assessoria de Comunicação
SMG