Prefeitura lança Programa Inova Gestão para capacitar servidores municipais

24/08/2009 - Modernização, Gestão e Desburocratização

Tornar a administração pública mais dinâmica, prestando um atendimento mais eficiente ao cidadão, além de motivar o funcionalismo. Com essa finalidade, a Prefeitura de São Paulo lançou nesta segunda-feira (24) o Inova Gestão, um amplo programa de qualificação e desenvolvimento do servidor promovido pela pela Secretaria de Modernização, Gestão e Desburocratização. O prefeito Gilberto Kassab participou do lançamento, realizado na sede da administração municipal, que contou com aula inaugural do secretário de Modernização, Gestão e Desburocratização, Rodrigo Garcia. Também participaram do evento o secretário municipal das pastas de Transportes e de Serviços, Alexandre de Moraes, e o presidente da Prodam, João Otaviano Machado Neto.

 O Inova Gestão deverá capacitar até 50 mil servidores, com ênfase na modernização e inovação da gestão pública, visando elevar a qualidade dos serviços prestados à população. A iniciativa faz parte do Plano de Metas do governo municipal - Agenda 2012.  A Secretaria de Gestão irá utilizar a educação à distância para treinar 14 mil servidores e realizar uma série de cursos para capacitar os demais funcionários. Neste ano, serão realizados 18 cursos.

Kassab destacou que o programa permitirá à Prefeitura consolidar seus objetivos de eficiência. "Hoje, se há uma marca em nossa gestão é a eficiência administrativa no uso dos recursos públicos: fazer cada vez mais, com menos recursos. Para isso, nossos recursos humanos precisam ser qualificados, capacitados e atualizados. É esse o objetivo desse curso", afirmou.

O secretário de Gestão, Rodrigo Garcia, ressaltou o pioneirismo do programa que, pela primeira vez, realiza uma capacitação focada na eficiência da administração pública. "No primeiro momento, serão treinados 600 funcionários que terão a responsabilidade de desenvolver projetos estratégicos e propor conteúdos e treinamentos para o conjunto do funcionalismo", disse.

Ele explicou que, no primeiro módulo, serão treinados 150 funcionários do alto escalão da Prefeitura. Na seqüência, serão mais 300 de nível intermediário e, depois, mais 150 que trabalham nos departamentos de Recursos Humanos de toda a Prefeitura. "Temos a pretensão de treinar 50 mil servidores até o final de 2012", disse Garcia. 

Primeiros cursos  

Neste mês, iniciam-se os dois primeiros cursos de capacitação de gestores. Já são 300 inscritos nos cursos Gestores Públicos com Ênfase na Inovação e Capacitação em Gestão de Pessoas. O de Gestores Públicos tem como foco as mudanças tecnológicas (o aumento do uso das ferramentas sociais) e metodológicas (maior atenção à criação de ambientes para a aceleração do processo de criação e compartilhamento do conhecimento organizacional). Será ministrado pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), entidade vinculada ao Governo do Estado. 

Ao final do curso, os participantes apresentarão 20 projetos de caráter inovador com temas de interesse para a gestão municipal. Os três melhores serão implantados pela administração municipal. No próximo dia 31, terá início o curso Capacitação em Gestão de Pessoas, que tem como foco central sensibilizar os dirigentes da área de gestão de pessoas para uma mudança de mentalidade e de postura, tornando-as proativas.

Parcerias 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Gestão, firmou parceria com 14 instituições de ensino para oferecer aos servidores municipais e seus dependentes descontos de até 88% na matrícula e nas mensalidades de seus cursos ou programas. Os cursos oferecidos vão desde educação infantil até pós-graduação. Também estão incluídas escolas técnicas e de idiomas.

Informações no www.prefeitura.sp.gov.br/chamamento e pelo e-mail smgcgc@prefeitura.sp.gov.br.

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria de Modernização, Gestão e Desburocratização
3396-7296