Dia Internacional da Mulher

8 de março - Dia Internacional da Mulher

Dia 08 de março é marcado como o Dia Internacional das Mulheres. Tal data foi instituída pela ONU em 1975 para celebrar os direitos do gênero feminino, que teve início em 1911 quando a fábrica Triangle Shirtwaist Company, localizada em Nova Iorque, pegou fogo e deixou 146 mortos, sendo 129 mulheres.  

 

Hoje, em 2023, é possível observar avanços no que se refere a diversidade de gênero nas empresas e órgãos da administração pública. Prova disso é o IPREM (Instituto de Previdência Municipal de São Paulo) que apresenta em seu quadro de funcionários, aproximadamente 66% são mulheres e em cargos de chefia são mais de 50%. A começar pela chefia máxima, a Superintendência. Desde Montepio até Instituto, foram 18 Superintendentes e destes apenas 3 foram mulheres. 

 

Embora a data seja um marco de luta, é também de celebração pela conquista de espaços e direitos que garantem a diversidade de gênero e com isso a chance de mais conquistas. Prova disso é que a Prefeitura de São Paulo inaugurou os “Pontos de Afeto” que garante às servidoras municipais o direito da mulher lactante a um espaço de acolhimento. (Leia matéria completa aqui.). Além deste, tanto a Prefeitura quanto o Governo do Estado, realizaram ações em comemoração ao dia, veja resumo abaixo: 

 

Governo do Estado promove ação especial do Dia da Mulher na estação Sé do Metrô | Governo do Estado de São Paulo