Auditorias

A Coordenadoria de Auditoria Geral (AUDI) da Controladoria Geral do Município (CGM) realiza auditorias programadas e especiais em todos os órgãos e entidades da administração direta e indireta. 

A auditoria pública é uma ferramenta que serve de apoio à gestão das políticas públicas, fornecendo aos gestores importantes informações para o aprimoramento do gasto público, a melhoria de processos, a detecção de falhas/erros de execução. 

As inspeções são verificações realizadas em bens ou documentos no escopo de uma auditoria, podendo ser realizadas como inspeção física ou como inspeção documental. 

As prestações são documentos técnicos que demonstram informações sobre a gestão, identificando a aplicação e execução de recursos provenientes de suas próprias receitas, convênios ou outras origens lícitas e demonstrando as comprovações realizadas pelo gestor responsável. 

A tomada de contas ocorre quando uma pessoa física, órgão ou entidade der causa de perda, extravio ou outra irregularidade que resulte em dano aos recursos financeiros do poder público. Também acontece nos casos em que a legislação específica não obrigar o responsável a prestar contas, ou quando o exigir e o mesmo não a fizer.

Confira as auditorias realizadas em outros órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta

Acesse também a página “Processos Fiscalização”, presente no site do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP).

             

 

              RELATÓRIOS DE AUDITORIA INTERNA 

>>>Não houve até o momento auditorias internas no Instituto de Previdência Municipal de São Paulo realizadas pela Controladoria Geral do Município em 2021, 2022 e 2023<<<

 

 **2020

>Relatório de Auditoria referente a OS 016/2020 – Instituto de Previdência Municipal de São Paulo (IPREM)* 

Unidade Auditada: Instituto de Previdência Municipal de São Paulo (IPREM) 

Período de Realização: 29/01/2020 a 03/12/2020 

Objeto da Auditoria: analisar a regularidade do processo de concessão de aposentadorias a servidores municipais em virtude da possibilidade de aumento relevante do número de tais pedidos no contexto das mudanças legislativas previdenciárias introduzidas pela Lei Municipal nº 17.020, de 28 de dezembro de 2018 (Institui o Regime de Previdência Complementar), do Decreto Municipal nº 58.718/2019 (Regulamenta o Regime de Previdência Complementar) e o Decreto Municipal nº 58.747/2019 (Cria Comitê Gestor para atuar perante Entidade Fechada de Previdência Complementar), sem prejuízo da análise de outros normativos. 

>Nota de Monitoramento referente a OS 084/2020 – Instituto de Previdência do Município de SP - IPREM 

Unidade Auditada: Instituto de Previdência do Município de SP – IPREM 

Período de realização: 10/06/2020 a 18/11/2020 

Objetivo da Auditoria: Monitoramento de recomendações emitidas no Produto de Auditoria da OS. 023/2014 

Unidade Auditada: Instituto de Previdência do Município de SP – IPREM 

Período de realização: 02/05/2022 a 18/08/2022 

Objetivo da Auditoria: avaliar a gestão orçamentária, financeira e patrimonial do exercício de 2021 do Iprem, tendo por base os demonstrativos contábeis do encerramento do exercício e as auditorias realizadas; demonstrar e avaliar a regularidade dos gastos e atualizar os dados do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS); avaliar o cumprimento das determinações dos pareceres das contas de exercícios anteriores e subsidiar o julgamento das contas.

 

>Relatório de Análise de Função de Governo – Função Previdência do exercício de 2021, elaborado pelo Tribunal de Contas do Munícipio de São Paulo -TCMSP

Unidade Auditada: Instituto de Previdência do Município de SP – IPREM
Período de realização: 14/06/2022 a 01/07/2022
Objetivo da Auditoria: Avaliar a função de governo com base nos resultados alcançados
 

**2021

>Relatório Anual de Fiscalização relativo ao exercício de 2020, elaborado pelo Tribunal de Contas do Munícipio de São Paulo -TCMSP 

Unidade Auditada: Instituto de Previdência do Município de SP – IPREM 

Período de realização: 12/03/2021 a 09/08/2021 

Objetivo da Auditoria: avaliar a gestão orçamentária, financeira e patrimonial do exercício de 2020 do Iprem, tendo por base os demonstrativos contábeis do encerramento do exercício e as diversas auditorias realizadas; demonstrar e avaliar a regularidade dos gastos e atualizar os dados do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS; avaliar o cumprimento das determinações dos pareceres das contas de exercícios anteriores; e subsidiar o julgamento das Contas. 

>Relatório de Análise de Função de Governo – Função Previdência do exercício de 2020, elaborado pelo Tribunal de Contas do Munícipio de São Paulo -TCMSP 
Unidade Auditada: Instituto de Previdência do Município de SP – IPREM
Período de realização: 17/05/2021 a 04/06/2021
Objetivo da Auditoria: Avaliar a função de governo com base nos resultados alcançados
 

**2020

>Relatório Anual de Fiscalização relativo ao exercício de 2019, elaborado pelo Tribunal de Contas do Munícipio de São Paulo -TCMSP  

Unidade Auditada: Instituto de Previdência do Município de SP – IPREM

Período de realização: 07/05/2020 a 22/09/2020

Objetivo da Auditoria: demonstrar e avaliar o desenvolvimento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial, tendo por base os demonstrativos contábeis do encerramento do exercício e as diversas auditorias realizadas; demonstrar e avaliar a regularidade dos gastos e atualizar os dados do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS; avaliar o cumprimento das determinações dos pareceres das contas de exercícios anteriores e; subsidiar o julgamento das Contas. 

 

>Relatório de Análise de Função de Governo – Função Previdência do exercício de 2019, elaborado pelo Tribunal de Contas do Munícipio de São Paulo -TCMSP
Unidade Auditada: Instituto de Previdência do Município de SP – IPREM
Período de realização: 15/05/2020 a 23/06/2020
Objetivo da Auditoria: Avaliar a função de governo com base nos resultados alcançados