Finalistas de premiação compartilham suas experiências para disseminar boas práticas da Administração Municipal

Palestras apresentam os projetos que se destacaram na última edição do Premia Sampa, prêmio de inovação da Cidade de São Paulo

Palestrantes do Ciclo de Palestras Premia Sampa 2019 lado a lado.

Palestrantes do Ciclo de Palestras Premia Sampa 2019

 

A EMASP, em parceria com as Secretarias de Gestão - SG e Inovação e Tecnologia - SMIT, promoveu nesta quinta-feira (15) o primeiro encontro do Ciclo de Palestras Premia Sampa 2019. O evento tem a finalidade de disseminar as melhores práticas dentro da Administração Municipal e compartilhar as experiências dos finalistas e premiados na última edição do Prêmio.

As palestras, divididas em macro temas, são ministradas pelas próprias equipes premiadas. E para a estreia, o tema foi Auto-gestão e planejamento de pessoal, com os projetos Planejamento de Pessoal: Uma iniciativa quantitativa, qualitativa e prospectiva; e Professor autor de sua formação em serviço.

Planejamento de pessoal
O projeto Planejamento de Pessoal: Uma iniciativa quantitativa, qualitativa e prospectiva, que recebeu menção honrosa no Premia Sampa, identificou, por meio de análise quantitativa e qualitativa, a necessidade de pessoal, os gargalos e melhores práticas em gestão de pessoas na Administração Pública Municipal.

Um dos autores do projeto, o analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental Lucas Ambrozio, da Coordenadoria de Gestão de Pessoas – COGEP, destacou a necessidade de alocar os servidores nomeados em lugares compatíveis com o seu perfil para desempenharem melhor as atribuições. “É importante entender, quando uma pessoa ingressa na Prefeitura, qual é o perfil dela, quais as suas capacidades e aonde ela pode se encaixar melhor”, explica.

Além disso, o trabalho possibilitou entender quais são as necessidades das secretarias, no sentido de pessoal – em quais locais faltam servidores, que tipo de profissional é importante para as vagas em aberto, entre outros -, e os dados podem ser usados para subsidiar a tomada de decisão.

Além de identificar pontos a melhorar, a equipe também se engajou em procurar boas práticas sobre o tema em outras unidades da Administração Municipal. “Muitas das soluções que a gente precisa, podem já existir em outras secretarias”, afirma Ambrozio.

Professor autor de sua formação
O segundo projeto foi apresentado por Gláucia Maximiano, coordenadora pedagógica na Secretaria Municipal da Educação, com o tema Professor autor de sua formação em serviço. O trabalho, feito com base na EMEI Clycie Mendes Carneiro, teve como proposta a participação efetiva dos professores e da Coordenadoria Pedagógica em todas as etapas de elaboração do Projeto Especial de Ação – PEA (instrumento de trabalho voltado às necessidades dos alunos, visando ao aprimoramento das práticas educativas).

O objetivo do projeto é incentivar o protagonismo do professor para a elaboração de projetos dentro da escola que beneficiem os alunos e a comunidade como um todo.

Glaucia explica que, com a implantação do projeto na unidade, em 2013, estão sendo realizados planejamentos constantes das reuniões do PEA pelos educadores, assim como reuniões extraordinárias sobre o assunto do Projeto Especial de Ação com as famílias dos alunos. Além disso, o trabalho desenvolvido permitiu parcerias com outras unidades diretas e instituições externas.

Sobre o Premia Sampa
Promovido por meio de parceria entre as secretarias municipais de Gestão e de Inovação e Tecnologia, com o apoio da Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo – EMASP, o Premia Sampa é o prêmio de inovação da cidade de São Paulo, que incentiva novas soluções e boas práticas em todos os âmbitos da gestão pública municipal para uma gestão mais eficiente da cidade.